Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
CASACOR Tendências de decoração, arquitetura, design e paisagismo com curadoria

15 jardins das edições de 2021 da CASACOR do Brasil todo

De áreas de passagem a grandes jardins recuperados, estes projetos mostram como o paisagismo e a arquitetura unem biofilia, sustentabilidade e criatividade

Por Nádia Sayuri Kaku/CASACOR Atualizado em 15 fev 2022, 11h06 - Publicado em 26 jan 2022, 07h14
jardins casacor
CASACOR/Veja SP

Ambientes abertos, com ventilação e vegetação natural e pensados para o bem-estar do usuário sempre foram primordiais em todas as edições da CASACOR – e ganharam ainda mais importância em um ano em que o isolamento social se tornou parte da vida de todos. Nos jardins abaixo – selecionados de todas as mostras de 2021 – há tudo isso e um pouco mais: de ambientes de passagem a grandes áreas recuperadas, os profissionais do elenco mostram como o paisagismo e a arquitetura andam juntos, criando projetos que unem biofilia, sustentabilidade, charme e muita criatividade. Confira abaixo 15 espaços repletos de verde.

1. Jardim do Café, Ricardo Portilho para a CASACOR RJ 2021

A diversidade natural carioca, com suas muitas cores e texturas, dá o tom no ambiente em que predomina um lindo bambuzal revitalizado para a mostra. A vegetação exuberante da casa foi preservada e ganhou a companhia de outras espécies tropicais da Mata Atlântica.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras ricardo portilho jardim café
Ricardo Portilho – Jardim do Café, projeto da CASACOR RJ 2021. Visite o ambiente no tour 3D. André Nazareth/Veja SP

2. Restauro do Jardim de Burle Marx, Nãna Guimarães para a CASACOR MG 2021

Desde a edição da CASACOR Minas de 2019, a paisagista enfrenta um desafio: restaurar os jardins do terreno do Palácio das Mangabeiras. Concebidos por Roberto Burle Marx, eles trazem a essência do mestre, que proporcionava a valorização da flora brasileira para ser admirada e usada com plantas que, dificilmente, eram encontradas em jardins e praças do país.

Restauro Jardim de Burle Marx Nãna Guimarães CASACOR Minas Gerais 2021 Palácio das Mangabeiras paisagismo
Nãna Guimarães – Restauro do Jardim de Burle Marx, projeto de CASACOR MG 2021. Visite o ambiente no tour 3D. André Nazareth/Veja SP

3.  Botânico, Studio Pippa para a CASACOR Brasília 2021

Com 267 m², o projeto da premiada arquiteta Priscila Gabriel tem como conceito a reconexão com a natureza e o equilíbrio num cenário pós-pandêmico. Na estrutura, madeira, metal, tela solar, porcelanato e vegetação. Assentos públicos desenhados por Paulo Mendes da Rocha para o SESC 24 de Maio compõem o ambiente.

Studio Pippa - Botânico. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Studio Pippa – Botânico, projeto da CASACOR Brasília 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Haruo Mikami/Veja SP

4. Horto Laguna, Rafael Mineiro e Natália Azevedo para a CASACOR MG 2021

O espaço externo é um pequeno oásis, que traz diversidade de plantas tropicais em torno de um lago natural e propõe um novo conceito de piscina. Com leds submersos nas águas, em meio a palmeiras, filodendros, ciclantos, marantas e plantas aquáticas ganham uma iluminação difusa e a companhia de peixes ornamentais.

Horto Laguna, projeto de Rafael Mineiro e Natália Azevedo para a CASACOR MG 2021.
Horto Laguna, projeto de Rafael Mineiro e Natália Azevedo para a CASACOR MG 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Gustavo Amorim/Veja SP

5. Rooftop 20 I 21, Ana Trevisan | Paisagismo + Arquitetura para a CASACOR SC 2021

No espaço de 400 m², a paisagista criou uma atmosfera cosmopolita e contemporânea, com espaços destinados à convivência ao ar livre, emoldurados pela vista das encostas verdes e da baía de Santo Antônio. O jardim foi ambientado com vasos posicionados em “rasgos” criando uma atmosfera verde e tropical que envolve o espaço.

Rooftop 20 I 21, projeto Ana Trevisan | Paisagismo + Arquitetura para a CASACOR SC 2021.
Rooftop 20 I 21, projeto Ana Trevisan | Paisagismo + Arquitetura para a CASACOR SC 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Mariana Boro/Veja SP

6. Casa UP, UP3 Arquitetura para a CASACOR RJ 2021

Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino projetaram uma casa que se camufla no jardim. Pedra, argila, madeira e algodão são usados na decoração dos espaços abertos e multifuncionais, criando um ambiente que propõe uma reconexão com a natureza, o que é ainda mais reforçado pela paleta em tons terrosos e verde-mata.

Casa UP, projeto de UP3 Arquitetura para a CASACOR RJ 2021.
Casa UP, projeto de UP3 Arquitetura para a CASACOR RJ 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Denilson Machado/Veja SP

7. Rooftop CASACOR, Catê Poli e João Jadão para a CASACOR SP 2021

Inspirado nos beach clubs rústicos de Mykonos, Tulum e Trancoso, o espaço de 224 m² nasce para trazer um clima de férias de verão pós-pandemia. A dupla optou por espécies de plantas adaptadas ao clima e que não exigem muita água.

Catê Poli e João Jadão - Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Catê Poli e João Jadão – Rooftop CASACOR, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Evelyn Muller/Veja SP
Continua após a publicidade

8. Casa Bistrô, Maurício Nóbrega Arquitetura para a CASACOR RJ 2021

No espaço antes reservado à garagem da residência, numa área recuada de seu amplo jardim, o restaurante traz um mix de peças de estilos diversos. O uso de plantas como divisórias e a manutenção de revestimentos como os antigos azulejos do espaço trazem mais personalidade ao ambiente.

Maurício Nóbrega Arquitetura – Casa Bistrô, projeto da CASACOR RJ 2021.
Maurício Nóbrega Arquitetura – Casa Bistrô, projeto da CASACOR RJ 2021. Visite o ambiente no tour 3D. André Nazareth/Veja SP

9. Jardim Nômade, projeto de Mônica Costa para a CASACOR SP 2021

No rooftop do Parque Mirante, a arquiteta criou um jardim de 340 m² em vasos com folhagens tropicais, sobre piso drenante e cores neutras, tudo inspirado em viagens pela Europa. O mobiliário, de madeira e tecidos adequados a áreas externas, proporciona conforto para uma pausa agradável.

Mônica Costa - Jardim Nômade, projeto para a CASACOR SP 2021.
Mônica Costa – Jardim Nômade, projeto para a CASACOR SP 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Evelyn Müller/Veja SP

10. Lounge das Dunas / Jardim do Mar, Bia Campelo e Lana Débora para a CASACOR RN 2021

Um espaço de contemplação e lazer com predominância de elementos como madeira, pedra e vegetação. Os móveis outdoor são autorais e têm design inspirado nas belas praias do litoral potiguar. O ambiente conta também com a utilização de elementos regionais, como o cobogó e o tijolinho, além de um jardim tipicamente tropical.

Lana Débora e Bia Campelo - Lounge das Dunas / Jardim do Mar. Projeto da CASACOR Rio Grande do Norte 2021.
Lana Débora e Bia Campelo – Lounge das Dunas / Jardim do Mar. Projeto da CASACOR Rio Grande do Norte 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Felipe Costa/Veja SP

11. Jardim Secreto, Diego Raposo e Manuela Simas para a CASACOR RJ 2021

A instalação efêmera traz uma proposta ousada e facilmente replicável: dois iglus infláveis de plástico servem como refúgios portáteis idealizados para propiciar uma maior conexão com a natureza, criando um espaço dedicado à contemplação.

Diego Raposo e Manuela Simas – Jardim Secreto.
Diego Raposo e Manuela Simas – Jardim Secreto, projeto da CASACOR RJ. Visite o ambiente no tour 3D. André Nazareth/Veja SP

12. Chão de Chananas, Daniele Karenine e Patrícia Macêdo para a CASACOR RN 2021

O jardim, inspirado nos tradicionais quintais produtivos do sertão nordestino, estima as confraternizações familiares, integra hortas e frutíferas e prioriza o uso de plantas nativas, mais resistentes ao clima da região e com baixo consumo hídrico. O projeto destaca a flor símbolo da cidade de Natal (Flor Chanana).

Daniele Karenine e Patrícia Macêdo - Chão de Chananas, projeto da CASACOR RN.
Daniele Karenine e Patrícia Macêdo – Chão de Chananas, projeto da CASACOR RN. Visite o ambiente no tour 3D. Felipe Costa/Veja SP

13. Jardim da Fachada, Sandro Ward para a CASACOR RJ 2021

jardim tropical aproveita muitas plantas nativas da Mata Atlântica que já estavam na extensa área verde da casa, mas traz novidades como filodendros e espécies exóticas, como a africana Aloe Vera gigante e a Yucca Azul, originária do México.

Sandro Ward – Jardim da Fachada
Sandro Ward – Jardim da Fachada, projeto da CASACOR RJ 2021. Visite o ambiente no tour 3D. André Nazareth/Veja SP

14. Jardim das Orquídeas, Valter Braga para a CASACOR MG 2021

O conjunto formado por 380 orquídeas dá um ar de nobreza e se alia ao frescor do jardim vertical como pano de fundo, com samambaias, peperoneas e renda portuguesa. Para emoldurar a floresta de flores faceando a casa, o profissional também utilizou o filodentro e o imbé.

Valter Braga - Jardim das Orquídeas, projeto da CASACOR Minas Gerais 2021.
Valter Braga – Jardim das Orquídeas, projeto da CASACOR Minas Gerais 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Henrique Queiroga/Veja SP

15. Alameda Jardins, Fabiana Ferré para a CASACOR SP 2021

Construído em uma área de passagem, o jardim contemplativo dispõe de um estar externo com pergolado. No caminho da sustentabilidade destacam-se a escolha por materiais recicláveis, como o piso da pérgula e os tijolinhos da parede produzidos a partir de lama e resíduos de lâmpadas fluorescentes.

Fabiana Ferré - Alameda Jardins, projeto da CASACOR SP 2021.
Fabiana Ferré – Alameda Jardins, projeto da CASACOR SP 2021. Visite o ambiente no tour 3D. Evelyn Müller/Veja SP
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Para entender e curtir o melhor de SP, Veja São Paulo. Assine e continue lendo.

Impressa + Digital

Plano completo da VejaSP! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Receba semanalmente VejaSP impressa mais acesso imediato às edições digitais no App Veja, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da VejaSP, diariamente atualizado.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Edições da VejaSP liberadas no App Veja de maneira imediata

a partir de R$ 12,90/mês