Imagem Blog

Carta ao leitor

Alice Granato é redatora-chefe da Veja São Paulo. Jornalista e escritora, formada pela Puc-SP, trabalhou em algumas das principais redações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde nas áreas de cidades, cultura e modo de vida; na Revista Veja com comportamento; na revista Serafina da Folha de S. Paulo fazendo perfis e entrevistas de grandes personalidades da cultura; editou a revista Bestuji com os mais importantes fotógrafos brasileiros; foi correspondente da revista Gula de gastronomia por mais de uma década; entre muitas outras publicações como a Elle, com reportagens de arte, life-style e viagens. É autora do livro “Sabor do Brasil” da editora Sextante Artes, do “Fabricando Chocolate”, da mesma editora e da coletânea para crianças “Saborzinho do Brasil”, da Bazar do Tempo. Alice também dirige o Acervo Ivald Granato, cuidando da memória e da obra do seu pai, o artista plástico fluminense, Ivald Granato.
Continua após publicidade

Carta ao leitor: Produção artesanal

Redatora-chefe Alice Granato fala sobre os novos nomes da moda autoral, a entrevista com Natalia Timerman e o choripolvo, nova tendência gastronômica

Por Alice Granato
23 Maio 2024, 21h00

Em um momento em que tudo está tão veloz e tecnológico, é preciso olhar com atenção para a produção artesanal. A matéria de capa desta semana traz cinco estilistas talentosos que fazem uma moda autoral, com esmero no corte e costura, e conectados com as questões relevantes que estamos vivendo, porém longe de modismos. Fazem roupas para permanecer.

A pernambucana Helena Pontes escolheu o bairro de Pinheiros para montar sua loja, onde exibe a força do feminino e também das mulheres do Nordeste em suas coleções atemporais. Na reportagem escrita pela jornalista Vanessa Barone, especializada em moda, revelamos o caminho que cada um dos estilistas percorre. “Para mim, foi uma grata surpresa descobrir trabalhos tão únicos, que não estão nos shopping centers”, afirma Vanessa. As fotos de Camilla Maia mostram os detalhes dos ateliês, como o manequim em destaque nesta página.

natalia-timerman
A escritora Natalia Timerman: história familiar influencia seus livros (Bob Wolfenson/Divulgação)

Nas Amarelinhas, a escritora Natalia Timerman conta à repórter Laura Pereira Lima seu processo criativo e a importância de sua história familiar na composição dos textos. Aproveitando a abertura da CASACOR, trazemos em Consumo objetos de decoração — eles também, cada vez mais, com uma pegada artesanal. Confeccionados com delicadeza, os chamados choripolvos, sanduíches de polvo, estão na reportagem de Saulo Yassuda, crítico de bares da Vejinha. Boa leitura e bom proveito!

Continua após a publicidade
choripolvo-notorious-fish
O boom do choripolvo: também conhecido como cachorro-quente do mar (Ricardo Dangelo/Divulgação)

 

Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2024, edição nº 2894.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.