Bichos Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Sete sinais de que você não está pronto para adotar um pet

É preciso se preparar antes de incluir um animal em sua família

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 19 set 2018, 19h44 - Publicado em 19 set 2018, 19h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não é que eu queira te desanimar a adotar um pet. Pelo contrário. Mas antes de acolher um novo membro animal em sua família, é necessário ter certeza de sua decisão e estar preparado. A seguir, confira medidas que podem evitar futuros abandonos e frustrações:

    Publicidade

    1. Não ter recursos financeiros básicos. Ninguém precisa ser rico, mas, assim como um filho, as mascotes demandam gastos, entre eles consultas veterinárias. Programe o orçamento.

    Publicidade

    2. Não contar com imprevistos. Quando a adoção se dá durante a fase de filhote, saiba que é quase impossível prever o tamanho e o temperamento do pet no futuro. Além disso, o bichinho pode ficar doente ou não ir com a cara de seu namorado/namorada, por exemplo. Esteja preparado para qualquer cenário.

    3. Ter apenas o pedigree do pet em mente. A raça da moda pode ser esta ou aquela, mas seu peludo provavelmente vai viver mais do que a tendência. Cachorro não serve para dar status.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    4. Esperar que sua casa fique intacta. É bastante improvável que o novo amigo não estrague uma coisinha sequer de seu lar. Pode arranhar o sofá, comer o pé de uma cadeira, rasgar uma almofada novinha… Faz parte.

    Agência Cão Modelo Gato Sexta-Feira
    (Cão Modelo)

    5. Não pensar a longo prazo. As mascotes vivem por muitos e muitos anos. Cogita ter um bebê em breve? Ou mudar de país? Considere que o pet estará com você no futuro e jogá-lo na rua não é uma opção.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    6. Não checar se a casa e a família estão preparadas para essa mudança. Consulte os moradores de sua residência para saber se todos aceitam o bicho. Além disso, a casa precisa ser segura para o pet. No caso dos gatos, por exemplo, deve-se instalar telas nas janelas e em ambientes abertos para evitar fugas para a rua.

    7. Não encarar a realidade de que eles demandam trabalho e tempo. Os animais, obviamente, não são brinquedos. Não podem ficar jogados em um canto. Eles transformam sua rotina: precisam de passeios diários (no caso dos cães), atenção, ambientes limpos, carinho…

    Publicidade

    Não se encaixou em nenhuma das situações acima? Então você está pronto para adotar um pet. Corra para o abraço e tome a decisão que vai encher sua vida de amor.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.