Luisa Mell ganha posse dos cães resgatados de canil em Osasco
Os 135 animais de raça sofriam maus-tratos e foram retirados do local em setembro; parte deles será doada em janeiro
Quase três meses após o resgate dramático de 135 cachorros vítimas de maus-tratos em um canil na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, o Instituto Luisa Mell finalmente recebeu da Justiça a posse definitiva dos pets, que serão agora castrados e doados. Ou seja, não podem mais voltar à antiga dona.
Até então, os bichos estavam nas dependências do instituto, em Ribeirão Pires, recebendo tratamento médico e adaptando-se à nova vida. “Eles se mostraram muito assustados, com medo de cabos de vassoura”, conta a ativista. Dos 135 resgatados, mais de quarenta não resistiram a complicações de saúde e morreram. Outros sete, uma mãe e mais seis filhotinhos, ainda estão internados.
Na época, Luisa recebeu uma denúncia de que as mascotes sofriam maus-tratos dentro do canil, em péssimas condições de higiene, e contou com a ajuda da polícia para retirá-los de lá. Alguns apresentavam infecções, outros precisaram receber inalação.
Parte dos 106 sobreviventes (algumas cadelinhas estavam prenhas) das raças como pug, lhasa apso e yorkshires será doada em uma feirinha da entidade realizada no MorumbiShopping, marcada para 20 de janeiro. Algumas famílias também já estão sendo entrevistadas para poderem adotar os bichinhos. “Recebi meu presente de Natal”, comemorou Luisa em um vídeo.