Imagem Blog

Bichos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Após denúncia, Eldorado suspende coruja em mostra de Harry Potter

Seis animais atados por um cabo estavam expostos para fotos em uma das salas do evento; empresa responsável nega maus-tratos

Por Thaís Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 fev 2018, 21h02 - Publicado em 28 fev 2018, 16h31

A exposição inspirada em Harry Potter no Shopping Eldorado mal estreou e já vem causando polêmica. A ativista Luisa Mell denunciou nesta quarta (28) a utilização de corujas vivas em uma das salas do evento.

Seis animais ficam lá durante todo o funcionamento da exposição, das 10 às 22 horas, e são atados por um cabo de 1 metro de comprimento fixado a uma das patas. Luísa pediu que os seus seguidores do Instagram fizessem uma reclamação ao shopping.  “Isso é crime, isso é crueldade”, escreveu.

View this post on Instagram

Estou em choque! Qd uma seguidora me escreveu contando que na exposição Casa dos bruxos do Shopping Eldorado tinham corujas amarradas pelas patas para tirarem fotos, não acreditei! Mas acabei de ligar no Shopping e a atendente me confirmou que elas ficam das 10 da manhã até as 10 da noite todos os dias( menos segunda) amarradas para tirarem fotos!! Isto é crime! Isto é crueldade! Vms exigir que o Shopping pare imediatamente amigos? Tel do shopping 0112197 7800 e por aqui @shoppingeldorado Quem será que tem uma ideia tão imbecil como está???!!? Amarrar um animal silvestre pela pata em um shopping para tirarem foto?!? Não me conformo com a imbecilidade humana! Juro!

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

 

Após a repercussão, o shopping decidiu por ora suspender o uso dos animais. [Atualizado às 20h20: após uma apuração, as corujas não voltarão a participar da mostra]. Uma equipe do Ibama foi até o local para verificar as condições dos animais e a documentação da empresa responsável pelo tratamento.

(Reprodução/Veja SP)
(Reprodução/Instagram)

Outro lado
A organização da exposição fica por conta da Animal Legal, empresa especializada no treinamento de bichos para eventos e gravações. Procurada, a empresa negou que os animais sofram quaisquer tipos de maus-tratos. “Uma coruja fica no mesmo lugar até ver a presa, come e continua parada por até vinte horas, digerindo”, explica o treinador e proprietário Wagner Ávila.

Continua após a publicidade

Segundo ele, os animais são alimentados antes da abertura da exposição chegam ao local do evento dormindo. Lá, ficam atados a um cabo. “Se a coruja está ‘amarrada’ como ela [Luisa] diz, então o cachorro que passeia de coleira também está amarrado”, completa.

Em nota, o Shopping Eldorado informou que a presença das corujas foi suspensa “até que todos os fatos sejam esclarecidos” e que a denúncia está sendo apurada junto à Animal Legal. “Reforçamos ainda que o shopping exige o cumprimento de todas as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária”

[Atualizado às 20h20: em outro posicionamento, o shopping afirma que decidiu retirar permanentemente os animais.]

Leia na íntegra:

Continua após a publicidade

“Informamos que, após apuração da denúncia dos maus tratos com animais pelo responsável da exposição ‘Casa dos Bruxos’, as corujas foram retiradas e não voltarão a participar do evento do Shopping Eldorado. Esclarecemos que o shopping se comprometeu ainda em aumentar a rigidez da sua fiscalização em eventos próprios ou de terceiros nas dependências do empreendimento e reforçamos que o Eldorado não autoriza ou apoia exploração animal, maus tratos ou qualquer conduta que não condiz com os valores praticados pela empresa”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.