Relíquias do império Inca entram em cartaz no CCBB
'Tesouros Ancestrais do Peru' tem 162 objetos raros, entre bolsas, penachos, máscaras funerárias, coroas de ouro, cerâmicas e facas cerimoniais
O império Inca, que se espalhou por mais de quatro mil quilômetros sobre territórios que iam do sul da Colômbia à Argentina, passando por Equador, Peru (onde ficava a sede política) e Bolívia, legou as 162 peças da exposição Tesouros Ancestrais do Peru, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil.
Datados de 900 a.C e 1600 d.C, são objetos raros pertencentes à Fundação Mujica Gallo e parte do catálogo do Museo de Oro del Perú y Armas del Mundo. Entre as peças estão bolsas, penachos, máscaras funerárias, coroas de ouro, cerâmicas, jaquetas, gorros, sapatos e facas cerimoniais usadas em sacrifícios, os tumis.
Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a mostra é completada por obras contemporâneas, que trazem uma visão reflexiva sobre as relíquias.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico. ☎ 4297-0600. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. Até 18/11. ccbb.com.br/sao-paulo.
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de agosto de 2024, edição nº 2910.