Pinturas de Oscar Niemeyer estão em cartaz na capital paulista
'Abstrações utópicas', na Danielian Galeria, traz as raras obras em diálogo com trabalhos de nomes como Lygia Pape e Hélio Oiticica
Abstrações utópicas, em cartaz na Danielian Galeria, exibe 41 obras, entre elas duas raras telas pintadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição foi realizada no Rio de Janeiro no ano passado e agora chega à capital paulista.
Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, a mostra tem como foco a arte abstrata desenvolvida no Brasil no pós-guerra, a partir da década de 1950, e como ela influenciou o cenário artístico e cultural brasileiro.
As obras revelam os reflexos de um país em rápida urbanização e industrialização, que tem como símbolo a construção de Brasília. Nas peças de Niemeyer, pintadas em 1964, a capital federal aparece em ruínas, numa oposição entre o projeto e a realidade.
Em diálogo com os trabalhos do arquiteto, estão obras de artistas como Lygia Pape, Maria Polo, Hélio Oiticica, Geraldo de Barros e Milton Dacosta.
Danielian Galeria. Rua Estados Unidos, 2114, Jardim Paulista. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 31/8. danielian.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2024, edição nº 2900.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





