Pinturas de Oscar Niemeyer estão em cartaz na capital paulista
'Abstrações utópicas', na Danielian Galeria, traz as raras obras em diálogo com trabalhos de nomes como Lygia Pape e Hélio Oiticica
Abstrações utópicas, em cartaz na Danielian Galeria, exibe 41 obras, entre elas duas raras telas pintadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição foi realizada no Rio de Janeiro no ano passado e agora chega à capital paulista.
Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, a mostra tem como foco a arte abstrata desenvolvida no Brasil no pós-guerra, a partir da década de 1950, e como ela influenciou o cenário artístico e cultural brasileiro.
As obras revelam os reflexos de um país em rápida urbanização e industrialização, que tem como símbolo a construção de Brasília. Nas peças de Niemeyer, pintadas em 1964, a capital federal aparece em ruínas, numa oposição entre o projeto e a realidade.
Em diálogo com os trabalhos do arquiteto, estão obras de artistas como Lygia Pape, Maria Polo, Hélio Oiticica, Geraldo de Barros e Milton Dacosta.
Danielian Galeria. Rua Estados Unidos, 2114, Jardim Paulista. Ter. a sex., 11h/19h. Sáb., 11h/17h. Grátis. Até 31/8. danielian.com.br
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2024, edição nº 2900.