Mostra com pinturas pouco vistas de Tarsila do Amaral abre no dia 12
Obras "Paisagem com Dois Porquinhos", de 1929, e "Segunda Classe", de 1933, pertencem a coleções privadas e estão à venda
O escritório de arte Paulo Kuczynski apresenta, a partir do dia 12 de março, Tarsila: as Duas e a Única, que merece ser colocada na agenda. Trata-se de uma mostra com apenas duas pinturas, Paisagem com Dois Porquinhos (1929) e Segunda Classe (1933). A primeira tela é característica da fase da produção da artista conhecida como Pau Brasil, em que a construção de uma ideia de brasilidade é buscada. A segunda já traz Tarsila menos esfuziante e mais sintonizada com a desigualdade social que assola o país até hoje.
As duas telas pertencem a coleções privadas e, por isso, não são vistas com facilidade, como ocorre com peças que são de propriedade de museus. Os trabalhos estão à venda — os valores não foram revelados, mas estão na casa dos milhões — e foram selecionados pelo marchand Paulo Kuczynski, que esteve à frente também da venda da tela A Lua (1928), de Tarsila, ao Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa) por cerca de 20 milhões de dólares em 2019.
Paulo Kuczynski Escritório de Arte. Alameda Lorena, 1661, Jardim Paulista, ☎ 3064-5355.♿ Ter. a sex., 9h30/18h30. Grátis. Até 14/5. artpk.com.br.