Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Hulda Bittencourt ganha a primeira mostra ampla sobre sua trajetória

A bailarina e coreógrafa (1934- 2021), fundadora do balé Cisne Negro, é tema de grande exposição na Oficina Oswald de Andrade

Por Pedro Carvalho e Tomás Novaes
19 jan 2024, 06h00

A coreógrafa Hulda Bittencourt (1934- 2021), fundadora do balé Cisne Negro, uma das mais tradicionais escolas e companhias de dança do Brasil, ganha a primeira exposição ampla sobre sua trajetória, na Oficina Oswald de Andrade.

A Ocupação Hulda Bittencourt: uma História com a Dança abre na quinta (25) e traz mais de uma centena de peças como fotos raras, diários, figurinos e partes de cenários que marcaram a carreira da bailarina.

“A família cedeu vídeos de viagens e de outros momentos pessoais de Hulda”, diz Dany Bittencourt, diretora artística do Cisne Negro, filha da homenageada e idealizadora da mostra ao lado do gestor cultural Marco Prado.

cisne-negro-hulda-bittencourt
A primeira sede da escola Cisne Negro, na Rua Coropé: tradição paulistana (Arquivo pessoal/Divulgação)

Quando fundou sua escola de dança clássica, há 65 anos, Hulda trouxe para são paulo o método de ensino da Royal Academy de Londres, ainda hoje um dos mais utilizados no país.

Entre os marcos da carreira, tem destaque a primeira montagem do balé O Quebra-Nozes em são paulo, que conquistou o prêmio da APCA como Melhor Espetáculo do Ano em 1983. “Ela tinha vídeos que documentam todas as apresentações da companhia, desde a primeira, em 1977”, afirma Dany.

Em janeiro, o Cisne Negro se mudou para a Vila Leopoldina, na Zona Oeste. O prédio que ocupava desde 1977, na Vila Beatriz, foi vendido e será demolido para a construção de um condomínio de luxo.

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, ☎ 3221-5558. Seg. a sex., 10h/20h. Sáb., 12h/18h. Até 2/3. @cisnenegrocia

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de janeiro de 2024, edição nº 2876

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.