Feira Arte dos Mestres abre com 280 criações de artesãos ao redor do país
De artesanato indígena a tecelagem pantaneira, a mostra reúne obras de artistas como o cearense José Lourenço e o baiano Jotacê
A ONG Artesol promove a segunda edição da feira Arte dos Mestres a partir da próxima quarta-feira (28), no Espaço State, na Vila Leopoldina. A mostra gratuita exibe 280 obras de quinze mestres-artesãos.
Com curadoria de Josiane Masson e Marco Aurélio Pulchério, estão presentes artesãos de oito estados brasileiros, entre eles Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Acre e Mato Grosso. Além de estarem em exibição, as obras também serão comercializadas e poderão ser adquiridas pelos visitantes diretamente com os artistas presentes.
Da fronteira do Acre com o Peru, o povo indígena Ashaninka leva à feira artefatos musicais, vestimentas trabalhadas em tear e tecidos pintados à mão com pigmentos naturais.
Do Norte para o Nordeste, os cearenses Espedito Seleiro, mestre no manejo de couro, e José Lourenço, renomado xilogravurista, expõem painéis de diferentes cores e formas. O legado do baiano Jotacê é celebrado com a presença de seus filhos e a exposição de suas obras.
Outros artesãos em cartaz trabalham com diferentes materiais e técnicas, de fios, fibras, madeiras e sementes a cerâmica, entalhe, costura e tecelagem. Há ainda a exibição de quinze minidocumentários que registram a história, a cultura e os processos criativos dos autores.
A programação, que segue até 1º de setembro, contempla, também, rodas de conversa com a participação de convidados, mediadas por estudiosos e pesquisadores do universo da arte e da cultura popular.
Espaço State. Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina. Qua. (28), a partir das 13h. Qui. (29) a dom. (1), 11h/19h. Grátis. Até 1/9. artedosmestres.org.br.