Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Exposição no Itaú Cultural mostra olhar inédito de Claudia Andujar

Seleção de 130 imagens mostra outro lado da produção de uma das fotógrafas mais relevantes do Brasil, além de sua atuação com os ianomâmis

Por Mattheus Goto
5 abr 2024, 06h00

Um dos nomes mais relevantes da fotografia brasileira, Claudia Andujar, 92, ficou conhecida internacionalmente pelos registros feitos com ianomâmis. A exposição do Itaú Cultural oferece um olhar inédito para sua produção para além da marcante atuação com o povo indígena.

Com curadoria de Eder Chiodetto, Claudia Andujar — Cosmovisão trilha percurso que se encerra com a fase mais notória, na Amazônia. A seleção de 130 imagens abrange seis décadas, desde a fuga do nazismo na Hungria rumo aos Estados Unidos antes de chegar ao Brasil.

A fotógrafa e ativista suíça, naturalizada brasileira, mudou-se para São Paulo em 1955 para ficar com a mãe. Deu início às experimentações simultaneamente ao movimento da geração de 68, que rompeu com a linguagem tradicional. Claudia realizou justaposições, duplas exposições, mutações de luzes e cores, imagens refotografadas com distorções, cromos riscados e filtros monocromáticos. Esse momento proporcionou-lhe recursos técnicos e de linguagem para que, depois, ela retratasse os ianomâmis, seus costumes e suas mirações xamânicas de um modo único.

claudia-andujar-filtro-monocromatico
Experimentação na fotografia: filtros monocromáticos. (Claudia Andujar/Divulgação)

Entre as peças estão uma inédita, a releitura colorida d’o voo de Watupari, resultado da travessia que fez em 1976 de São Paulo à Amazônia ao lado do missionário italiano Carlo Zacquini, também dedicado à defesa dos povos originários, e uma reconstrução da instalação A Sônia, projeção de slides exibida no Masp em 1971, inovadora na época. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. → Ter. a sáb., 11h/20h. Dom., 11h/19h. Grátis. Até 30/6. itaucultural.org.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 5 de abril de 2024, edição nº 2.887.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.