Exposição no CCBB homenageia Movimento Armorial de Ariano Suassuna
Artes populares nordestinas são tema central nas obras; espetáculos musicais e debates também fazem parte da programação
O projeto Movimento Armorial 50 anos ocupa todo o Centro Cultural Banco do Brasil a partir de quarta (20) com obras e uma extensa programação de espetáculos musicais e debates. A proposta é apresentar a iniciativa de valorização das artes populares nordestinas liderada pelo escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), na década de 70 no Recife, onde viveu desde os anos 1940.
+ Museu das Culturas Indígenas é inaugurado em São Paulo
Entre as obras selecionadas pela curadora Denise Mattar está a tela Pe. Cícero Romão (Tríptico), de Gilvan Samico, que retrata a importante figura política e religiosa do Ceará abraçada por boa parte daquela região. Desenhos, livros, manuscritos, peças de roupas, cerâmicas, tapeçarias e discos também fazem parte da exibição.
As celebrações não param aí. Os 95 anos de Suassuna, que seriam completados em junho, terão homenagem juntamente com os cinquenta anos de seu épico nordestino, A Pedra do Reino, livro que terá uma edição especial da Editora Nova Fronteira lançada com a exposição.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Rua Álvares Penteado, 112, centro, ☎ 4297-0600. ♿ 9h/20h (fecha ter.). Até 26/9. Grátis. ccbb.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de julho de 2022, edição nº 2798