Projeto inédito traz exposição sobre Egito para Heliópolis
Egito Antigo: na Terra do Sol é o nome da mostra com obras didáticas doadas da exposição que ocupou o CCBB em 2020
Era março de 2020 quando a exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade abriu as portas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Sucesso no Rio de Janeiro, onde alcançou público de mais de 1,4 milhão de pessoas, a mostra reunia 137 itens originais do Museu Egípcio de Turim e contava com curadoria do holandês Pieter Tjabbes.
+ Piscina de reflexos: mostra de Leandro Erlich no CCBB explora ilusão de óptica
A pandemia impediu a vinda da exibição para São Paulo, mas a proposta não morreu no deserto. Tjabbes decidiu doar um conjunto de obras didáticas para um projeto de impacto social. A escolhida foi a ONG paulistana Inspirar-te, que realiza ações socioeducativas envolvendo escolas privadas e públicas.
O resultado é uma montagem inédita sediada na comunidade de Heliópolis. Trata-se de Egito Antigo: na Terra do Sol, uma exposição didática, que conta também com projeções de peças do acervo do Masp e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP).
Ocupando duas salas do Instituto Baccarelli, ONG de ensino musical em Heliópolis, a ideia é exibir dois ambientes com climas distintos: o primeiro, mais iluminado, apresenta “o que há acima da areia”, com representações de pirâmides, da estátua da divindade Sekhmet e de gravuras da expedição de Napoleão em 1798.
No segundo espaço estão outras facetas do tema: representações da tumba de Nefertari e do sarcófago de Ramsés II. De segunda a sexta, a mostra faz parte do currículo de escolas privadas e municipais, estas que serão levadas com apoio da Secretaria de Educação do município, que cedeu translado de ônibus escolares.
Nos fins de semana, estará aberta ao público em geral — após o dia 15 de junho, migra para a Escola Concept, nos Jardins. Instituto Baccarelli. Estrada das Lágrimas, Nova Heliópolis, 2317. ☎ 3506-4646. De 2/5 a 15/6. Gratuito. inspirar-te.com
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de maio de 2022, edição nº 2789