Casa projetada por Jorge Zalszupin recebe exposição sobre arquiteto
Mostra Entre (Tempos) homenageia local onde o profissional morou nos últimos 60 anos; algumas peças criadas por ele foram reeditadas
Costelas-de-adão e outras plantas dão, em um jardim externo, as boas-vindas a quem chega ao número 134 da Rua Doutor Antônio Carlos de Assumpção. Encontra-se ali a casa projetada pelo arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro Jorge Zalszupin (1922-2020). A residência, onde ele viveu os últimos sessenta anos, abriga agora a exposição Entre (Tempos).
“Pensei no que se deixa quando partimos”, explica a curadora Lissa Carmona, diretora da Etel, marca de mobiliário que reeditou algumas das peças criadas por Zalszupin vistas ali, em um tributo à sua produção. Entre os itens estão o sofá e a poltrona Manhattan, de bouclet creme e uma delicadeza sóbria. Apesar do contraste, esse móvel encontra harmonia com o piso de lajota, rude, a evidenciar as marcas do tempo, e a parede de pedras, quase um recorte da natureza.
“Meu pai tinha referências bastante diferentes, mas de alguma forma sempre se voltava para o conforto”, recorda Marina, 64 anos, filha de Zalszupin, que morou na casa até 1979. Entre (Tempos).
Rua Doutor Antônio Carlos de Assumpção, 134, ☎ 3064-1266. Grátis. Agendamento pelo e-mail: design@etel. design. Até 30 de junho.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 30 de junho de 2021, edição nº 2744