Pizzaria Nacional passa por reforma e reabre como trattoria
Para a remodelação, a casa recebeu investimento cerca de 900 mil reais nos cálculos do proprietário

Aberta em 2013 pelo Grupo São Bento, do Boteco São Bento, a Pizzaria Nacional tinha um bonito salão. Fez uma estreia cheia de entusiasmo, privilegiando a qualidade dos ingredientes, inclusive com o uso de farinha de trigo italiana. Com o passar do tempo, tornou-se irreconhecível, não pelo ambiente nem pelo serviço, mas pela entrega de pizzas abaixo da média. Sócio desde 2017, o publicitário Marcos Piazza arrematou a casa por 3 milhões de reais. E fez uma mudança significativa. Ele acaba de transformar o restaurante na Trattoria Nacional.
Reinaugurada na última semana de novembro, a casa ficou em reforma desde julho e voltou com dupla identidade. É um misto de cantina e churrascaria com acento italiano. “Quis trazer um ambiente moderno para Moema, que é cercado de restaurantes antigos”, explica Piazza.
Com esse objetivo, pintou as paredes do salão, trocou as antigas mesas por tampos de mármore e adicionou sofás a decoração, “Queria colocar o meu DNA no endereço e usei como inspiração restaurantes que ficam no bairro do Soho, em Nova York. Investi de 800 a 900 mil reais”.

A maior transformação, porém, está no cardápio, que ainda não foi avaliado pela equipe da Vejinha. Do passado, foram mantidas apenas doze coberturas das pizzas, as que faziam mais sucesso de público.
Um dos pratos recém-chegados é o nhoque de mandioquinha com ragu de linguiça e pimenta calabresa (48 reais). O crudo de atum (32 reais) vem sobre uma massa fina de pizza, temperado com raspas de limão-siciliano, dill e azeite defumado e figura nas novas opções de entrada. Com uma grelha argentina instalada ao lado do forno a lenha, agora preparam-se pedidas como o bife de chorizo acompanhado de abóbora na brasa ao azeite de ervas (68 reais).
A carta de drinques é da bartender Talita Simões, do Praia Bar, que criou uma sessão de coquetéis autorais como o michelangelo (32 reais), combinação de gim, suco de toranja, vermute branco, tônica, xarope de laranja vermelha e hortelã. Há também cerca de 70 vinhos disponíveis escolhidos pela sommelière Gabriela Bigarelli.
A conferir.
Trattoria Nacional.
Rua Canário, 480, Moema, tel. 5052-0520.
Das 12h às 15h e das 18h30 às 0h; sábado e domingo almoço até as 16h.
Conheça o cardápio:

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br.
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha