Morre Palmirinha, cozinheira e apresentadora, aos 91 anos
A culinarista estava internada desde abril na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu na manhã deste domingo (7), aos 91 anos. Segundo familiares que postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos e estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na capital paulista, desde o dia 11 de abril.
“Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”, disse o post na conta oficial da culinarista.
+ “Mãe que a vida me deu”, diz Ana Maria Braga sobre morte de Palmirinha
Em outubro de 2020, Palmirinha foi internada no Hospital Oswaldo Cruz, devido a uma infecção urinária, em que ficou por quase uma semana até receber alta. Dois meses depois, a cozinheira retornou ao hospital devido a uma baixa de sódio no sangue, e foi internada na UTI.
Em entrevista cedida à Veja São Paulo, em abril de 2022, a cozinheira e apresentadora disse: “Será que ainda me querem na televisão com tanta moça bonita pra apresentar os programas?”. Na época, Palmirinha residia no bairro da Chácara Klabin, Zona Sul, e vivia com três cuidadoras auxiliando a sua rotina.
A culinarista foi revelada em 1993 pela apresentadora Ana Maria Braga, 74, ao participar do programa “Note e Anote”, da TV Record, no qual apresentava receitas caseiras. 4 anos depois, Palmirinha assinou contrato com a TV Gazeta e participou dos programas “Mulheres” e “Pra Você”, além de apresentar por 13 anos o “TV Culinária”.