Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: a despedida da querida Palmirinha Onofre (1931-2023)

Cozinheira do afeto, a vovó mais querida da TV brasileira partiu neste domingo (7) aos 91 anos. E deixa muita saudade

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 Maio 2023, 19h57 - Publicado em 7 Maio 2023, 22h38

A cozinha foi libertadora para a vovó Palmirinha, que nos deixou neste domingo (7) aos 91 anos. A primeira vez que me encontrei com ela, já famosa por causa dos programas de TV, éramos jurados em um concurso de receitas das leitoras da revista Ana Maria, realizado em um longínquo 2012.

 Embora nunca tenha perdido a ternura com a qual conquistou uma legião de fãs, hipnotizados por aquela vovó cozinheira de sotaque caipira, sua vida não foi nada fácil. Mas era só doçura como você pode ver nesse vídeo em que estou com ela em 2019.

Nascida Palmira Nery da Silva (o Onofre foi somando ao nome depois do casamento), em 29 de junho de 1931 em Bauru, no interior de São Paulo — por coincidência, pertinho da cidade onde nasci — teve quatro irmãos, que, como ela, presenciavam a violência sofrida pela mãe em casa.

O pai, Felipe Nery, passou a guarda de Palmirinha a uma francesa chamada Georgette. A garota veio para São Paulo e se tornou dama de companhia da senhora, que depositava um salário para Nery. Virou um arrimo de família. Na capital, começou a estudar mas não chegou a completar a educação básica.

Continua após a publicidade

Com a morte do pai, retornou à sua cidade natal, onde trabalhou na loja Americanas. Nessa época, as dificuldades em casa era tantas, que a mãe a vendeu por cinco mil réis a um fazendeiro. 

A equipe de gastronomia em 2019 com Palmirinha: Saulo Yassuda, Gabrielli Menezes e Arnaldo Lorençato
A equipe de gastronomia da Vejinha em 2019: Saulo Yassuda, Gabrielli Menezes e Arnaldo Lorençato, fãs de Palmirinha (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Aos 19 anos, Palmirinha se casou, mas era vítima de um marido agressor, que não a permitiu terminar o supletivo por causa de alegados ciúmes já que ela só tinha o horário noturno para os estudos. Em entrevista a Marília Gabriela em 2012, contou que ia trabalhar com manchas arroxeadas pelo corpo. 

Continua após a publicidade

A culinarista teve três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, e relacionamento abusivo durou até que a segunda delas se casasse. Para se manter e educar as filhas, foi inclusive empregada doméstica.

Tudo começou a mudar quando a independente Palmirinha se dedicou a fazer o que sabia de melhor: cozinhar. Em sua casa, na Vila Mariana, passou a vender quitutes para a vizinhança. Posteriormente, cozinhou para a extinta Viação Aérea de São Paulo (VASP) e, depois para a Nestlé, onde permaneceu por uma década.

Retrato de Bettina Orrico e Palmirinha Onofre
Duas grandes mulheres da gastronomia que nos deixaram em 2023: Bettina Orrico e Palmirinha Onofre no concurso de receitas da revista ‘Ana Maria’ em 2012 (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Ao aceitar dar uma entrevista para Silvia Poppovic na TV, foi vista por Ana Maria Braga, que a convidou para fazer parte do programa Note e Anote, em 1993, na Record. A partir desse momento, a vovó doçura virou unanimidade por quem gostava de cozinha afetiva — e a dela era de verdade.

Continua após a publicidade

Palmirinha começou trinta anos atrás no programa Note e Anote. Ou seja, tinha mais de 60 anos. E fazia uma coisa linda: mostrava para donas de casa como ganhar uma graninha com as guloseimas que ensinava na telinha.

Com a saída de Ana Maria Braga da emissora, Palmirinha recebeu uma proposta para ter um programa na TV Gazeta. Manteve por lá o TV Culinária até agosto de 2010. 

Nesse mesmo ano, Palmirinha assinou contrato com a Fox Life, na qual apresentou o Programa da Palmirinha no canal pago Bem Simples. Ficou por lá  até 2015. Em 2019, Palmirinha retornou à TV como consultora do Chef ao Pé do Ouvido, atração de outro canal pago, o GNT, com apresentação de Thaynara OG

Seu espírito empreendedor a levou a fazer uma parceria com uma uma rede de cafeterias em 2017. Surgiu o quiosque Casa Vovó Palmirinha, que funciona no térreo de um edifício comercial (Avenida Paulista, 1636, tel. 2371-1955), ao lado do Masp.

Continua após a publicidade

Entre os livros lançados pela culinarista, está A receita da minha vida, no qual conta parte de sua história em 176 páginas. 

Tive o prazer de estar com Palmirinha no final de 2019 para uma degustação de panetones, feita com exclusividade para a Vejinha. A avaliação, gravada neste vídeo, mostra uma vovó doce, divertida e afiada.

O ícone culinário da TV venceu um câncer no útero na década de 1980. Nos últimos dois anos, teve um agravamento de problemas renais crônicos e estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde 11 de abril, onde morreu hoje. Palmirinha já faz muita falta.

Continua após a publicidade

Além das filhas, ela deixa genros, seis netos e seis bisnetos. Marcado para esta segunda, 8, o velório no Cemitério do Morumby, é aberto ao público somente das 11h às 13h.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.