Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Figurati, o italiano da grife francesa Le Vin

Está programada para amanhã a abertura do Figurati, no Jardim Paulista. Nada de festas ou inaugurações solenes. O restaurante simplesmente começa a atender quem aparecer para o almoço. Com o Figurati, o casal Nancy Mattos e Francisco Barroso, proprietário da bem-sucedida rede de bistrôs Le Vin, ingressa na culinária italiana e finca essa nova bandeira […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h56 - Publicado em 19 out 2011, 18h41

Fachada com toldo vermelho: layout de Daniela Mattos

Está programada para amanhã a abertura do Figurati, no Jardim Paulista. Nada de festas ou inaugurações solenes. O restaurante simplesmente começa a atender quem aparecer para o almoço.

Com o Figurati, o casal Nancy Mattos e Francisco Barroso, proprietário da bem-sucedida rede de bistrôs Le Vin, ingressa na culinária italiana e finca essa nova bandeira na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1041 (tel. 3062-4198). O pequeno salão tem apenas 44 lugares. Há ainda outros dezesseis espalhados pela calçada em frente à fachada protegida por um toldo vermelho.

Salão em estilo retrô: moldura para o serviço de pratos clássicos italianos (Foto: Isabella Daelli)

Continua após a publicidade

Com jeitão de algum lugar do passado, o ambiente em estilo retrô foi desenhado pela arquiteta Daniela Mattos, filha de Nancy.

Conversei com Barroso agora há pouco. Ele conta que nunca pensou em ter uma casa italiana. “Mas como acontece com todo filho que quer contrariar o pai, o meu decidiu estudar culinária em Florença, no Apicius. Coisa do caçula”, brinca o empresário.

O chef estreante não é o responsável pelo cardápio. Para montar o menu, Barroso e Nancy enviariam o chef executivo Marcílio Araújo três vezes à Itália. O cozinheiro, especialista em receitas francesas, passou por restaurantes de cidades como Florença, Alba, Lucca e San Gimignano.

Continua após a publicidade

Fred Barroso: estreia como chef aos 24 anos (Foto: Isabella Daelli)

Araújo, porém, não cuidará dos fogões no dia a dia. Quem se encarregará de por o Figurati em marcha é Frederico Barroso,  filho de Francisco. A partir de agora, Fred, de 24 anos, poderá mostrar o que aprendeu.

O cardápio com preços, que você confere aqui, reúne clássicos como vitello tonnato, capelete in brodo, nhoque com rabada, espaguete à carbonara e brasato ao vinho tinto. As sobremesas, caso da panacota e do tiramisu, seguem a mesma linha.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.