Dona Doceira tem receitas goianas
Quando chegou em São Paulo vinda de Goiânia em junho do ano passado, a confeiteira goiana Adriana Lira instalou em uma casa, no Alto da Lapa, um ateliê de guloseimas açucaradas batizado de Dona Doceira. Ali, passou a fazer doces típicos de seu estado natal por encomenda. + Burger Table tem filial no Itaim Agora, Adriana […]
Quando chegou em São Paulo vinda de Goiânia em junho do ano passado, a confeiteira goiana Adriana Lira instalou em uma casa, no Alto da Lapa, um ateliê de guloseimas açucaradas batizado de Dona Doceira. Ali, passou a fazer doces típicos de seu estado natal por encomenda.
+ Burger Table tem filial no Itaim
Agora, Adriana está finalizando um café de mesmo nome no Itaim. “Foi uma oportunidade. Tinha como planejamento montar um ponto de varejo, mas daqui há dois anos já que estamos em um momento econômico tão difícil”, diz Adriana. A empresária-doceira calcula ter investido cerca de 100.000 reais na loja.
Dona Doceira terá para pronta entrega confeitos como flores de coco feitas a mão, produção vagarosa que necessita de quase meia hora para cada unidade. Também poderão ser encontradas as cascas de limão recheadas de doce de leite. “Eu planto a maioria limões-galegos na nossa fazenda, distante 25 quilômetros de Goiânia”, diz. Para dar conta das encomendas, compra ainda uma parcela de pequenos produtores.
+ Meu adeus ao gênio que detestava de ser chamado de gourmet
Outros itens são os bolos, bolinhos de fubá e biscoitos de queijo para acompanhar o café coado na hora, além de suspiros. Os doces ficarão expostos em um balcão de farmácia da década de 50, sobre pratos cobertos por vidro.
Embora o forte sejam as receitas de açúcar, a doceira fará lá mesmo alguns salgados típicos do Centro-Oeste, entre eles miniempadão goiano e a chica doida, variação da pamonha mole em potinhos com linguiça picante e cheiro verde para refrescar.
Na lista de promessas, encontra-se ainda o café da tarde típico. A comilança incluirá bolos de sabores variados como o de araruta com canela, as “raivas”, famosos biscoitinhos conhecidíssimos entre os goianos.
Naquela linha Brasil-Colônia que virou mania na maioria dos lugares com receitas de cozinha brasileira, o salão montado por Adriana segue a cartilha do estilo antiguinho. “O goiano é muito acolhedor e queria um lugar com cara de casa”, explica. Com figurino caipira, o pequeno ambiente do Dona Doceira tem apenas dez lugares.
+ Paulo Barros deixa o Grupo Egeu
+ Dois novos restaurantes de Salvatore Loi, um deles com Paulo Barros
O Dona Doceira fica na Rua Tabapuã, 838, na mesma vila que abriga o restaurante Side. Começa a funcionar em soft opening a partir de quarta (16) e tem inauguração oficial marcada para sábado (19).
A conferir.
Confira a galeria de fotos:
#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Cheesecake de Nutella, do Gardênia
+ Bolo brigadeiro sem leite condensado, Monte Líbano
+ Bolo brigadeiro passo a passo
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.