Premiação de endereços gastronômicos da Prazeres da Mesa faz 21 anos
Revista celebra maioridade em cerimônia nesta quarta (26) no Memorial da América Latina e homenageia o diretor editorial Ricardo Castilho, morto aos 59 anos
Chega à maioridade a revista Prazeres da Mesa. Ao longo dos últimos 21 anos, a publicação se consolidou como a revista gastronômica brasileira de cobertura nacional — tem ações nos quatro cantos do país.
Ao mesmo tempo em que era lançada, nascia também em 2003 a premiação para reconhecer estabelecimentos de todo o Brasil. Em 2024, a entrega dos certificados Melhores da Gastronomia – Prazeres da Mesa está marcada para esta quarta (26), às 18h30 no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.
Serão conhecidos os campeões em 43 categorias, resultado de uma eleição em duas etapas e que contempla, dentro da gastronomia, também alguns prêmios ligados ao turismo. Na fase inicial, 277 profissionais da área, entre chefs e jornalistas especializados, são convidados a indicar os melhores. Em seguida, é aberta a urna eletrônica no site, que neste ano contabilizou mais de 43.000 votos.
Diferentemente das edições anteriores, a cerimônia deste ano será mais triste. Começa com uma homenagem ao diretor editorial da Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho, que nos deixou no último dia 18 de junho, aos 59 anos, ao sofrer um infarto agudo do miocárdio. É um vídeo especial sobre sua carreira. Além de editor tarimbado, era um degustador excepcional de vinhos e muito conhecido por esse talento em falar sobre a bebida.
“Ao final da festa, entregaremos a edição da Prazeres da Mesa com todos os premiados. Foi esta a última edição de Prazeres da Mesa fechada pelo Castilho”, conta Mariella Lazzaretti, que junto do marido Georges Schnyder mais Ricardo e a esposa dele, Claudia Esquilante, fundaram a revista e o projeto editorial com vários desdobramentos.
Mais do que uma publicação impressa, a Prazeres da Mesa foi se transformando na plataforma Mundo Mesa, que vem realizando uma série incontável de eventos gastronômicos. São feiras, aulas de culinária e congressos. Mais importante desses fóruns de debates, o Mesa Tendências, dentro do evento Mesa SP, discute, desde sua instituição, em 2007, ideias para uma gastronomia do futuro, com temas como Mesa Disruptiva, em 2023, do qual tive a oportunidade participar.
O Mesa SP costuma atrair um público de mais de 70 000 pessoas ao Memorial da América Latina, sede nos últimos anos. Além de participar de várias atividades que rolam juntas, como uma feira de pequenos produtores e diversos tipos de aula, o público comparece para assistir a colóquios de chefs nacionais e internacionais — passaram pelo palco em anos anteriores o espanhol Albert Adrià, o francês Alain Ducasse, o peruano Virgilio Martínez e o paulistano Alex Atala, bem como personagens do mundo do vinho como a escritora Jancis Robinson.
Marcado para acontecer entre 21 e 23 de novembro, o Mesa Tendências 2024 tratará da Cozinha com propósito: o que você está servindo para o mundo. Entre os nomes confirmados, estão Issam Koteich (Cordero, da Venezuela), David Hugssongs e Maribel Aldaco (Fauna, do México) e a brasileira Alessandra Montagne, radicada na França, onde mantém dos restaurantes parisienses Tempero, o Nosso e o Dana — apadrinhada por Ducasse, ela se prepara para assumir um dos restaurantes do Louvre.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android