Chef Dalton Rangel faz menu com a mãe na Catedral da Sé neste domingo (13)
Junto de Mônica Rangel, titular do restaurante fluminense Gosto com Gosto, o apresentador do programa Hoje em Dia serve receitas especiais na igreja
Pensou num Dias das Mães com um almoço diferentão e num templo religioso? Suas preces foram atendidas. Neste domingo (13), a Catedral da Sé está aberta para servir uma refeição especial.
O menu é preparado por Mônica Rangel, chef que há 25 anos mantém o restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no lado fluminense da cidade – existe ainda uma parte do território do lado de Minas Gerais. Mônica estará ao lado do filho, Dalton Rangel, apresentador e consultor no programa Hoje em Dia, da TV Record. O programa dominical faz parte do Sabores na Catedral, evento que começa às 12h30 e inclui uma visita a áreas pouco conhecidas da igreja, o espaço onde estão os tubos do órgão, as torres e a cúpula. Normalmente, o acesso é aberto ao salão para missas.
Focado em culinária brasileira, o cardápio de Mônica com o filho põe em primeiro plano as raízes mineiras da cozinheira. “A ideia é mostrar uma gastronomia que foge do requinte, mas de alta qualidade”, explica Dalton. Para ele, fazer o evento com a mãe não é só uma forma de celebrar a data especial, mas também de mostrar a sintonia de forno e fogão que eles têm.
O menu completo em oito etapas é precedido por pães fornecidos pela Padaria da Esquina, premiada duas vezes como a melhor de sua categoria por VEJA COMER & BEBER. Depois dos beliscos homus com pesto de ora-pro-nóbis, geleia de pêssego, legumes grelhados, caldinho de feijão e angu com linguiça e cogumelos, chegam à mesa os pratos galinha com espiga de milho e arroz branco e costelinha de porco com purê de grão-de-bico, agridoce de amora, crocante de castanha-de-caju e banana-da-terra. O brasileirinho de miniqueijo-de-minas com praline de castanha tem o papel de ponto final.
Rangel aproveita e deixa uma declaração de amor a Mônica. “Minha paixão pela gastronomia não vem de estar na cozinha com minha mãe, mas do meu interesse pelos ingredientes, por como as coisas são feitas. Só aconteceu de eu ter a melhor das professoras em casa, ao meu lado”, derrete-se.
Mônica, por sua vez, acredita que preparar um cardápio na Catedral da Sé com o filho deve fazer deste domingo (13) uma festa de família. “Cozinhar em um dia especial, dentro de um lugar mágico, certamente envolverá quem estiver por lá. Vai ser inesquecível”.
Restam apenas seis entre os 100 lugares programados. Os interessados podem fazer contato na secretaria da Catedral da Sé pelo telefone 3107-6832. O almoço custa 200 reais, incluindo bebidas e a visita guiada. É grátis para crianças de zero a cinco anos na companhia dos pais e aquela com idade entre seis e doze anos pagam metade do preço.
O evento, patrocinado pela Casa Flora, que oferece o vinho tinto Régia Colheita, da vinícola portuguesa Carmim, em Portugal, destina-se a levantar fundos para ajudar na manutenção do templo, um dos maiores do mundo em estilo neogótico.
Antes, é possível participar da missa celebrada pelo arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, que começa às 11h.
Com reportagem de Henrique Nascimento
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.