Vídeo: 400 detentos fogem de penitenciária em SP
Rebeliões foram registradas também em outros presídios do estado nesta segunda-feira (16)
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que centenas de presos fogem do Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá, no litoral sul do estado, nesta segunda-feira (16). Segundo informações do G1, 400 detentos escaparam após o episódio, e alguns deles permanecem no local com funcionários como reféns. Outras rebeliões foram registradas também em outros presídios do estado, de cidades como Tremembé e Mirandópolis.
A unidade de Mongaguá abriga presos do regime semiaberto, e por essa razão, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), não possui vigilantes armados por determinação da legislação brasileira. A pasta afirmou que está tomando as devidas “providências para sanar o problema”. Viaturas e helicópteros da Polícia Militar realizam buscas na região para encontrar os fugitivos.
O local abriga cerca de 2 800 presos, e uma rebelião se iniciou após a diretoria informar que a saída dos detentos marcada para esta terça-feira (17) foi cancelada. Em entrevista para a CNN Brasil o governador João Doria afirmou que a medida ocorreu após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que suspendeu temporariamente as chamadas “saidinhas” por conta do aumento da proliferação do coronavírus, o Covid-19.
No caso da cidade de Mirandópolis, uma rebelião ocorreu também em uma unidade com regime semiaberto. Segundo a SAP os detentos cometeram “atos de insubordinação, ateando fogo aos seus pertentes”. Situação semelhante aconteceu em um centro de progressão penitenciária em Tremembé.