Continua após publicidade

USP será a única universidade estadual a fechar no vermelho

Balanço da reitoria demonstra que a Universidade de São Paulo terminará o ano com déficit de 1,25 bilhão de reais

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 13h56 - Publicado em 21 out 2014, 09h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Universidade de São Paulo (USP) terminará o ano com déficit de 1,25 bilhão de reais, de acordo com as últimas estimativas feitas pela reitoria. Apesar da crise nas três estaduais paulistas, a USP será a única que fechará o ano no vermelho.

    No orçamento aprovado em fevereiro, a administração estimava gastar 574 milhões de reais das reservas para pagar salários e bancar outros custos de manutenção. O valor de déficit atualizado já é 117% mais alto do que o inicialmente previsto.

    + Procon registra mais de 1 000 queixas contra universidades paulistas

    A baixa arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) influenciou o cenário mais pessimista. A USP recebe cerca de 5,03% do que o estado recolhe desse imposto, mas o tímido desempenho da economia prejudicou os repasses nos últimos meses. A reitoria também aponta o reajuste salarial de docentes e funcionários como outra causa da piora nas contas.

    Continua após a publicidade

    Na reserva financeira da USP, atualmente usada para bancar parte das remunerações, deve sobrar 1,53 bilhão de reais ao fim deste ano, segundo prognósticos da administração. Em junho de 2012, havia 3,61 bilhões de reais.

    O atual reitor, Marco Antonio Zago, atribui o descontrole financeiro às contratações e ao plano de carreira para servidores aprovado na gestão passada. João Grandino Rodas, o dirigente anterior, afirma que havia disponibilidade orçamentária para as medidas à época.

    Unicamp e Unesp

    Continua após a publicidade

    Embora em situação menos apertada que a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) também gastam quase todas as receitas com a folha. As duas instituições não esperam, contudo, déficit para este ano.

    + Confira as últimas notícias

    USP, Unicamp e Unesp votarão seus orçamentos entre outubro e dezembro em seus conselhos universitários, órgãos máximos de cada instituição. Outras medidas para frear despesas serão discutidas. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.