Continua após publicidade

USP cai onze posições em um dos principais rankings do mundo

A instituição desceu do 132º lugar para o 143º na lista da Quacquarelli Symonds

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h04 - Publicado em 15 set 2015, 20h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Universidade de São Paulo (USP) caiu onze posições no ranking da publicação britânica Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais listas de universidades do mundo. A instituição saiu do 132º lugar, em 2014, para o 143º em 2015. É a segunda queda consecutiva – em 2013, a universidade estava em 127º.

    + “Foi a vida que ele escolheu”, diz mãe de suspeito de atirar em aluno da USP

    A USP é a segunda instituição da América Latina a aparecer na lista, atrás da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, que está na posição 124.

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por outro lado, subiu onze posições desde o ano passado e é a segunda brasileira mais bem colocada, em 195º do ranking. Desde 2013, a instituição avançou 20 colocações. Unicamp e USP são as únicas brasileiras entre os top 200, de um total 891 avaliadas.

    Continua após a publicidade

    A terceira brasileira a aparecer no ranking do QS é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que caiu do 271º lugar para 323º em um ano.

    + USP vai punir autores de “ranking sexual”

    A avaliação leva em conta, entre outros pontos, reputação acadêmica, citações de trabalhos em artigos científicos e número de estudantes e professores estrangeiros.

    Continua após a publicidade

    Pelo quarto ano consecutivo, o ranking do QS é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Em segundo lugar aparece a Universidade de Harvard, também nos EUA, e, em terceiro, a de Cambridge, no Reino Unido.

    + Confira as últimas notícias da cidade

    O Brasil é o melhor da América Latina, com 22 universidades no ranking. Em seguida vem Argentina, com dezesseis, e México, com catorze.

    Continua após a publicidade

    Os rankings incluem universidades de 82 países. Trinta e quatro países aparecem no top 200. Os Estados Unidos lideram, com 49 instituições, à frente do Reino Unido (trinta), Países Baixos (doze), Alemanha (onze), Canadá, Austrália e Japão (oito), China (sete), França, Suécia e Hong Kong (cinco).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.