Continua após publicidade

TJ suspende decisão que mantinha gratuidade para idosos de 60 a 65 anos

No texto, juiz disse que benefício teria custo de 592 milhões de reais em 2021

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jan 2021, 20h58 - Publicado em 12 jan 2021, 20h55

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) cassou a decisão que mantinha a gratuidade do transporte público para idosos de 60 a 65 anos no estado de São Paulo nesta terça-feira (12). Na última semana uma ação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical pedia a suspensão do decreto do governo de João Doria (PSDB) que dava fim ao benefício.

Em um primeiro momento o TJ acatou o pedido em caráter liminar, mas nesta terça o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco cassou a ação, atendendo ao pedido da gestão tucana.

No texto, Franco, que é presidente do TJ, afirmou que a Constituição Federal defini que a gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos é facultativa, sendo obrigatória apenas acima dos 65.

Ele menciona também que tal gratuidade teria custo em 2021 de 592,6 milhões de reais aos cofres públicos e que o subsídio “possuí sensível importância social”, mas afirma que a decisão judicial, a não ser em caso de ilegalidade, “não pode invadir seara de outro Poder”.

Continua após a publicidade

A decisão fala somente da suspensão da gratuidade para passageiros do Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus operados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Na capital paulista, Bruno Covas (PSDB) também deu fim a gratuidade para idosos de 60 a 65 anos nos ônibus municipais e foi alvo, assim como Doria, de ação judicial que suspendeu a medida. No caso municipal, a 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital suspendeu, até o momento, o decreto que tratava do tema.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.