Tragédia na Turquia e na Síria alcança quase 20 mil mortos
Abalos sísmicos atingiram a região entre os dois países nesta segunda-feira (6); número é maior que as fatalidades no desastre de Fukushima, no Japão
O número de fatalidades provocadas pelos dois terremotos de alta magnitude que atingiram a região da Turquia e Síria nesta segunda-feira (6) passou de 19 mil, segundo as últimas atualizações do governo turco e das autoridades sírias.
+ Blocos inéditos, nova gestão e mais: confira as novidades do Carnaval 2023
O último pronunciamento do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, confirmou que o total de mortes no país está em 16 546. Na Síria, o número é de pelo menos 3 162.
A soma de fatalidades dos dois países já passa de 19 700, ultrapassando o total de mortos no desastre de Fukushima, no Japão, em 2011.
Dois terremotos
Na madrugada de segunda-feira (6), um abalo sísmico de magnitude 7,8, atingiu a região sudeste turca, às 4h17, com epicentro na cidade de Kahramanmaras. Este é o terremoto mais forte desde 1939 na região, que está localizada entre três placas tectônicas, a arábica, a eurasiana e a Placa da Anatólia.
O tremor ocorreu a 24,1 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Nove horas depois, um segundo abalo aconteceu na mesma região, dessa vez com magnitude de 7,5 e a apenas 10 km de profundidade.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.