Continua após publicidade

Polícia já prendeu 50 envolvidos no “golpe do amor”

Após consulta a bancos, Secretaria de Segurança Pública cria protocolo de atendimento; um deles é o de ativar localização do celular quando o PIX é feito

Por Clayton Freitas
Atualizado em 23 mar 2023, 19h43 - Publicado em 23 mar 2023, 19h36
Golpes e furtos são mais comuns em blocos de Carnaval.
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam que 50 suspeitos de praticar sequestro já foram presos neste ano tentando aplicar o chamado “golpe do amor”, como ficaram conhecidos os crimes em que a vítima pensa estar indo em um encontro amoroso mas acaba vítima de criminosos. Essa modalidade de crime é uma das grandes preocupações tanto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quanto do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

+Metrô volta a operar parcialmente

Pelos dados do setor de inteligência da pasta, em 70% dos sequestros os criminosos usaram o PIX para extorquir as vítimas. Para entender melhor como criar um protocolo de atendimento a esses casos, o governo estadual consultou os bancos. Os detalhes não foram divulgados, porém, foram feitos vários encontros entre as autoridades policiais e os setores de inteligência das instituições financeiras.

Apesar do governo estadual não detalhar como funciona esse protocolo, a reportagem confirmou que um dos principais recursos é o de ativar a localização do aparelho do smartphone no momento em que a transferência bancária via PIX é feita. Dessa forma, as chances de localizar os criminosos e resgatar as eventuais vítimas aumentam.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.