Continua após publicidade

Mostra ‘Saramago – Os Pontos e a Vista’ abre no Farol Santader

Exposição com curadoria de Marcello Dantas abre na terça (6)

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 mar 2018, 14h23 - Publicado em 1 mar 2018, 11h51
O escritor José Saramago é homenageado em exposição no Farol Santander (Fundação José Saramago/Divulgação)
Continua após publicidade

O escritor português José Saramago (1922-2010) tem sua vida destrinchada em exposição no Farol Santander. A mostra composta por vídeos, mobiliário e atrações interativas ocupará o 19º e o 20º andares do edifício Altino Arantes a partir de terça (6). O carioca Marcello Dantas assina a curadoria.

“A exposição foi toda pensada de uma maneira vivencial. Os visitantes vão entrar em todos universos do Saramago. É como se fosse um apartamento. A cada quarto que você abre, você encontra evidências do que ele fala nos vídeos”, explica Dantas.

O material audiovisual é o eixo da mostra e é composto por 16 pílulas. Ele foi obtido a partir do acervo do cineasta também português Miguel Gonçalves Mendes. Ele lançou em 2010 o documentário José é Pilar, no qual a vida do escritor é abordada por meio de seu cotidiano com sua companheira, a jornalista espanhola Pilar del Río.

“Quando pensei em fazer algo sobre Saramago, lembrei do Miguel. Eu já tinha filmado com ele, sabia um pouco sobre o jeito que gostava de trabalhar. O procurei e descobri que ele tinha passado quase dez anos gravando com Saramago. Foi para Índia, México e Lanzarote (uma das ilhas do arquipélago das Canárias, onde o escritor morou)”, relembra o curador.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LMFbp_t7h_A&w=640&h=360%5D

Tantas horas de filmagem renderam um material inédito. Segundo Dantas, o que está na exposição não está no filme. A mostra conta ainda com fotos, que integram a cronologia da vida do escritor, e móveis e objetos originais, a exemplo da cama que ele dormia com os porcos (isso mesmo) quando criança, na casa dos avós, e o computador, que o acompanhou por boa parte de sua trajetória profissional, dentre outros itens.

Para quem gosta de itens interativos, haverá um óculos com o qual a miopia de Saramago será simulada. Inicialmente, o visitante tem a sensação de vista nublada, tal qual a do escritor. Depois, aos poucos, o foco é ajustado e a visão volta ao “normal”. A produção dessa atração se relaciona com o título da mostra: Saramago – Os Pontos e A Vista. A ideia é oferecer várias facetas do português ao visitante. A montagem aborda desde seu ponto de vista sobre pontuação e gramática até a maneira como ele literalmente enxergava o mundo. “Ele era um homem muito alto, via tudo de meio de cima”, explica Dantas.

Continua após a publicidade

 

José Saramago na ilha de Lanzarote.
José Saramago na ilha de Lanzarote (João Francisco Vilhena/Veja SP)

 

A mostra audiovisual de Saramago segue em cartaz até 3 de junho. Os horários de funcionamento da bilheteria do Farol Santander são terça a sábado, das 9h às 19h; domingo, 9h às 17h.  A entrada é franca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.