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São Paulo é a cidade com mais salas de cinema VIP do país

Reabertura de complexo de cinema no Shopping Pátio Paulista aumenta para 12 o número de espaços refinados na capital

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 1 jun 2017, 18h26 - Publicado em 7 out 2011, 00h50
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  • Prime, Premier, Platinum, Splendor — não importa o nome, porque o conceito é um só. São as sofisticadas salas vip, instaladas nos cinemas dos shoppings, que, em troca de cardápios diferenciados, pipocas com azeite importado e poltronas megaconfortáveis, chegam a cobrar até mais que 50 reais pelo ingresso.

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    Na quarta (12), a exibidora Playarte reabre seu estabelecimento no Shopping Pátio Paulista totalmente reformulado. Fechado desde dezembro de 2010, ele agora virou Splendor (uma referência ao filme homônimo de Ettore Scola, de 1989) e vai apresentar o lançamento “Os Três Mosqueteiros”. São Paulo (incluindo Barueri), então, passa a contar com doze locais refinados do gênero, um número incomparável no Brasil. Em Brasília, há dois da rede Kinoplex, e, no Rio de Janeiro, um no Shopping Rio Design Barra.

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    Para não bater de frente com a Cinemark, que possui sete concorridas salas no mesmo shopping, a Playarte decidiu tomar outro rumo. “Não teríamos campo para um grande complexo e, por isso, optamos por buscar um cliente diferenciado”, diz Otelo Coltro, vice-presidente da Playarte. Em vez de gastarem cerca de 1,3 milhão de reais num espaço convencional, os proprietários da empresa desembolsaram mais de 5 milhões na empreitada. “Temos espelhos recortados e a cor vermelha na decoração para criar um ambiente alegre e sofisticado”, conta Elda Coltro, presidente da companhia.

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    O modelo de negócio também é muito diferente. Em geral, o número de lugares cai para um terço. As poltronas mais largas e o espaçamento entre elas fazem a diferença. Enquanto uma cadeira no Eldorado Cinemark tem 48 centímetros de largura, a vip do Shopping Tamboré mede 60 centímetros. Mesmo totalmente esticada, sobram 50 centímetros até o encosto da frente. Para fazerem com que a operação seja lucrativa, as exibidoras elevam o preço dos bilhetes e apostam na receita vinda de novos serviços. Pioneira no país, a Cinemark abriu, em agosto de 2008, seus dois primeiros espaços no Shopping Cidade Jardim. O sucesso foi tanto que, dois anos depois, a rede transformou mais duas salas em vip. “A ocupação chega a 95% nos fins de semana”, afirma a diretora de marketing Bettina Boklis.

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    Em junho de 2010, a rede carioca Kinoplex instalou-se no Shopping Vila Olímpia. No foyer exclusivo, pufes e sofás de couro; no menu, damascos recheados com queijo brie e macarons. “O brasileiro ainda não tem a tradição de beber vinho durante a sessão. Mas, quando exibimos shows de rock, vendemos bastante cerveja”, diz a gerente de marketing Patrícia Cotta.

    Outra poderosa do setor que anda investindo em São Paulo é a mexicana Cinépolis, que chegou à cidade no fim de 2010 para inaugurar um complexo popular no Mais Shopping Largo 13, em Santo Amaro. Em abril deste ano, foi a vez do glamouroso cinema do Iguatemi Alphaville. “Fomos os criadores do conceito de luxo, em 1997, e hoje já temos 140 espaços do tipo em onze países”, afirma Eduardo Acuña, CEO da Cinépolis. A exibidora pretende ampliar o leque na metrópole com a abertura do Shopping JK Iguatemi, prevista para abril de 2012.

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    Foyer do Kinoplex Vila Olímpia
    Foyer do Kinoplex Vila Olímpia ()
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    O que Acuña também observou nesses cinco meses de funcionamento foi a adesão da criançada. “Tornou-se um programa familiar, e as poltronas são tão confortáveis que os pais podem até dormir”, diverte-se. Na primeira sessão do desenho animado “Manda-Chuva”, acompanhada por VEJA SÃO PAULO no sábado (24), dos 69 lugares, 64 estavam ocupados.

    De todos os complexos visitados, as poltronas da Cinépolis são, realmente, imbatíveis — elas têm um dispositivo eletrônico que, se acionado, dá ao espectador uma reclinação de quase 180 graus. Outro diferencial: você pode chamar o garçom para atendê-lo. Ao lado da poltrona, sobre uma mesinha, há cardápio e abajur. Felizmente, uma regra prevalece: os pedidos são entregues só até a exibição dos trailers. No apagar das luzes, a clientela pode saborear folhados de queijo de coalho, carne-seca desfiada ao molho bechamel ou petit gâteau de chocolate acompanhado de tintos, brancos, rosés e proseccos.

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    Ingresso diferenciado

    As atrações oferecidas pelos serviços premium das exibidoras

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    Pátio Paulista/Splendor – Rede Playarte

    Abertura: outubro de 2011

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    Número de salas: 2

    Total de poltronas: 266

    Comes: tortilha ao frango xadrez (R$ 21,00) e petit gâteau de doce de leite (R$ 19,00)

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    Bebes: vinho rosado francês Rosé D’Anjou (garrafa, R$ 78,00)

    Ingresso: R$ 38,00 a R$ 56,00

    Venda pela internet: www.playarte.com.br

     

    Tamboré/Premier -  Rede Cinemark

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    Abertura: abril de 2011

    Número de salas: 1

    Total de poltronas: 97

    Comes: roll de frango com curry (R$ 19,00) e churros com doce de leite (R$ 18,00)

    Bebes: vinho branco argentino Altosur Torrontes (duas taças, R$ 26,00)

    Ingresso: R$ 30,00 a R$ 48,00

    Venda pela internet: www.ingresso.com

    Endereço: Av. Piracema, 669 – km 22 – Centro Empresarial Tamboré, Barueri

    Telefone: (11) 4193-1826

     

    Iguatemi Alphaville/VIP – Rede Cinépolis

    Abertura: abril de 2011

    Número de salas: 3

    Total de poltronas: 169

    Comes: bolinho de bacalhau (R$ 22,00) e musse de doce de leite com coco (R$ 10,00)

    Bebes: margarita (R$ 25,00) e uísque Johnnie Walker Red Label (50 ml, R$ 15,00)

    Ingresso: R$ 35,00 a R$ 52,00

    Venda pela internet: www.cinepolis.com.br

    Endereço: Alameda Rio Negro 111, Alphaville, Barueri

    Telefone: (11) 2078 8000

     

    Vila Olímpia/Kinoplex – Rede Kinoplex

    Abertura: junho de 2010

    Número de salas: 2

    Total de poltronas: 196

    Comes: quiche de queijo de cabra (R$ 15,00) e duas bolas de sorvete da marca Vipiteno (R$ 10,00)

    Bebes: vinho tinto Case Chianti Sparse 2009 (meia garrafa, R$ 49,00)

    Ingresso: R$ 37,00 a R$ 50,00

    Venda pela internet: www.ingresso.com

     

    Cidade Jardim/Bradesco Prime– Rede Cinemark

    Abertura: agosto de 2008 e maio de 2010

    Número de salas: 4

    Total de poltronas: 378

    Comes: bolinho de aipim com carne-seca (R$ 23,00) e cheesecake com calda de frutas vermelhas (R$ 21,00)

    Bebes: cerveja Heineken long neck (R$ 15,00) e chocolate quente grande (R$ 7,00)

    Ingresso: R$ 38,00 a R$ 56,00

    Venda pela internet: www.ingresso.com

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