Continua após publicidade

Famílias retiradas de favela na Marginal estão sem casa

Barracos voltaram a pegar fogo na noite deste domingo (17) e interditaram Ponte Orestes Quércia

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h27 - Publicado em 16 nov 2013, 10h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após uma reintegração de posse na manhã de sábado (16), cerca de 200 famílias que viviam em barracos perto da Ponte Orestes Quércia, na Marginal Tietê, estão sem casa e agora acampam em uma calçada na Avenida do Estado, a poucos metros da favela Estaiadinha, de onde foram retiradas. Na noite deste domingo (17), os barracos voltaram a pegar fogo. Não há informação sobre vítimas. 

    A ponte está interditada para carros. Vai precisar passar por uma vistoria para saber se foi danificada durante os dois incêndios. 

    A prefeitura diz que está cadastrando os moradores da Estaiadinha em programas de habitação social desde julho, quando a ocupação começou a tomar forma no antigo terreno do Clube de Regatas do Tietê. Também afirma que vai encaminhar as famílias para abrigos públicos. 

    Incêndio

    Continua após a publicidade

    No sábado (16), a reintegração de posse terminou em incêndio. Um “grupo não identificado”, segundo a Polícia Militar, ateou fogo em alguns dos barracos da ocupação Estaiadinha, próxima à Ponte Oresques Quércia, na Marginal Tietê, e depois fugiu. O incêndio começou por volta das 15h30 e foi controlado às 17h20. Ninguém ficou ferido.

    A PM cumpriu um mandado judicial de reintegração de posse do terreno onde fica a favela, no bairro do Bom Retiro, às margens da ponte estaiada da Marginal Tietê. O local, que até o ano passado abrigava o Clube de Regatas do Tietê, tem 4 000 metros quadrados e abrigava cerca de 600 barracos. A prefeitura despejou o Clube e, agora, os moradores da favela. 

    “Segundo a prefeitura de São Paulo informou ao juiz, a maioria das pessoas que estão no local já foi cadastrada em um programa de habitação popular e deve ser contemplada em breve”, diz a Secretaria de Segurança Pública. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.