Receita de panacota de açafrão da Osteria del Pettirosso
Ao molho de frutas cítricas, a delicada sobremesa do chef Marco Renzetti revela-se uma iguaria doce
Ingredientes
Panacota
300 ml de creme de leite
1 colher de gelatina em pó
30g de açúcar
0,15g de açafrão em fatias
Calda de cítricos
Suco de uma laranja
Suco de uma tangerina
Suco de 1/2 limão
Casca ralada de 1/2 limão
3 ovos inteiros
1 gema de ovo
30g de manteiga
100g de açúcar
Modo de preparo
Panacota
Deixe de molho a gelatina uma hora antes, na quantidade indicada de creme de leite. Verta o creme com a gelatina hidratada em uma panela com capacidade no mínimo três vezes maior. Acrescente o açafrão e o açúcar. Aqueça em fogo lento até ferver. Com uma colher de pau (ou de plástico alimentar que suporte aquecimento) mexa constantemente durante aproximadamente três minutos.
Retire do fogo e despeje o conteúdo em quatro formas idênticas de material liso, preferencialmente de vidro ou inox.
Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente, e em seguida guarde em geladeira. A panna cotta estará pronta para servir depois de horas de permanência na geladeira.
Calda de cítricos
Misture em uma panela todos os ingredientes. Aqueça em fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau (ou de plástico alimentar que suporte aquecimento). Se possível, utilize um termômetro digital e cuide para que a temperatura não passe de 90º C. A calda estará pronta quando começar a se formar uma película homogênea sob a colher. Retire imediatamente a panela do fogo e mergulhe em água fria (cuidar para não entrar água na calda). Mexa a calda ininterruptamente com a colher de pau, até que ela esfrie completamente.
Montagem
Retire a panacota da forma, com a ajuda de uma faca pequena e afiada, até que ela desgrude completamente. Se estiver difícil, a sugestão é mergulhar a forma brevemente em água morna. Acomode em um prato grande e bonito, decore com a calda e o açafrão, ou com fatias dos cítricos utilizados no preparo da calda ou ainda com a casca deles cortada em espiral.
Rendimento: 4 porções