Continua após publicidade

Galeria de arte de Raquel Arnaud será transferida para a Vila Madalena

Novo espaço da marchande abre as portas com individual do artista carioca Waltercio Caldas, no dia 30

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h13 - Publicado em 19 mar 2011, 00h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Testemunha da evolução da arte brasileira nas últimas décadas, a galerista Raquel Arnaud prepara uma novidade para o público. Localizada desde 1992 na Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, sua galeria será reinaugurada no dia 30 na Rua Fidalga, na Vila Madalena, com uma individual do carioca Waltercio Caldas. O artista apresenta as esculturas de sua “Série Negra”, inédita no Brasil. A mudança denota a tendência de marchands da cidade à procura de espaços maiores e mais bem estruturados — Marília Razuk e Luisa Strina também se mudaram nos últimos meses, enquanto Nara Roesler promoveu uma reforma. Raquel terá à disposição 1.000 metros quadrados, divididos em espaços expositivos arejados para mostras temporárias e de acervo, além de uma reserva técnica e uma seção dedicada exclusivamente à exibição de obras do escultor Sergio Camargo (1930-1990), cujo espólio ela administra. O projeto da galeria, marcado por enormes brises na fachada, é assinado pelo arquiteto Felippe Crescenti. “A Vila Madalena tem tido uma oferta importante de arte, achei interessante vir para cá”, diz ela.

    Publicidade

    Raquel Arnaud nasceu em Guaratinguetá, no interior paulista, e veio para São Paulo na infância. O primeiro contato mais sério com a arte se deu quando casou com Oscar Segall, filho do pintor lituano Lasar Segall — ela chegou a conviver com o sogro no ateliê. Após se formar em sociologia, divorciou-se e foi convidada por Pietro Maria Bardi para trabalhar no Masp. Ficou no museu entre 1968 e 1972. Voltou a se casar, dessa vez com o cineasta Hector Babenco, e dirigiu nos anos 70 duas galerias, o Gabinete de Artes Gráficas e a Galeria Arte Global, de propriedade da família Roberto Marinho. Em 1980 fundou o Gabinete de Arte Raquel Arnaud. A lista de nomes representados pela marchande inclui figuras associadas a ela há anos, caso de Arthur Luiz Piza, Carlos Zilio e Iole de Freitas. “Acompanhar a produção de um artista é como descobrir uma criança-prodígio e vê-la crescer”, afirma.

    Há alguns meses, Raquel foi denunciada ao Ministério Público Federal pelo Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (Sinap). Ela teria se beneficiado da valorização de obras da galeria e de seu acervo pessoal em mostras do Instituto de Arte Contemporânea, instalado até o mês passado em um prédio da USP na Rua Maria Antônia. A galerista deixou a presidência do IAC e hoje só participa do conselho curatorial.

    CENÁRIO AQUECIDO

    Fortalecido nos últimos meses, o mercado de arte ganha ainda mais impulso nas próximas semanas com a chegada de novas galerias a São Paulo. A partir do dia 28, a carioca Laura Marsiaj e a pernambucana Mariana Moura unem forças na Moura Marsiaj, com sede na Rua Mateus Grou, em Pinheiros. Já no dia 2 de abril, na Barra Funda, será inaugurada a Galeria Transversal — um dos sócios é o jovem curador João Grinspum Ferraz. Seguindo a trilha de sucesso da Choque Cultural, a Spray Galeria, dedicada exclusivamente ao grafite, promete abrir as portas no dia 9 de abril, na Rua Delfina, na Vila Madalena.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.