De tarô a sermão: quatro serviços inusitados oferecidos via WhatsApp

Além de trocar mensagens entre grupos, os paulistanos estão usando o aplicativo para benzimento, mapa astral e até aconselhamento sobre dilemas da vida 

Houve um tempo em que determinados serviços “espirituais”, como benzimento e leitura de tarô, precisavam ser feitos ao vivo, olho no olho. Isso é coisa do passado. Agora, tudo isso pode ser transmitido por meio de um clique, via WhatsApp. Conheça quatro deles:

+ WhatsApp: as facilidades e confusões entre médicos e pacientes

Conselhos grátis

Em novembro, o artista carioca B. (que prefere não ter o nome divulgado) colou dezenas de cartazes no Rio de Janeiro oferecendo um serviço de aconselhamento sobre questões do dia a dia. Basta adicionar o número de celular divulgado no anúncio na sua lista de contatos e mandar o seu questionamento via Whatsapp. Em um mês, recebeu 100 pedidos de conselhos. “A ideia é fazer com que as pessoas sejam ouvidas em meio ao caos urbano. É uma maneira de ser útil a elas”, explica ele, que não recebe nada por isso. “As pessoas realmente dividem questões seríssimas. Meu trabalho é um exercício de gentileza”, conta.

poster

poster

Benzedeira on-line

Para seguir com a tradição da família, de benzedeiros, a paulistana Pâmela Souza, de 22 anos, decidiu aprender a técnica em abril deste ano. Após se formar na atividade, passou a oferecer um curso para ensinar interessados na arte do benzimento e a receber pedidos de bênçãos pelo aplicativo. “É possível receber a bênção à distância, é uma questão de fé”, afirma ela, que recebe pelo aplicativo o nome e a data de nascimento das pessoas que devem ser benzidas. “Recebo pedidos para gente que está na UTI, ou com a gastrite atacada, e até para proteger cachorros operados”, comenta. Pâmela tem uma página no Facebook chamada “Florescer Bento” com mais de 700 curtidas, onde divulga seus cursos.

+ Sailor Burgers & Beers comemora um ano com festa no quintal

Sermões em 140 caracteres

Em 2013, o padre João Carlos de Almeida, conhecido como padre Joãozinho, criou uma página no Twitter para publicar sermões em textos curtos. No ano seguinte, com o sucesso do WhatsApp, encontrou outro ambiente para divulgar suas palavras. “Comecei a mandar gravações aleatoriamente para alguns grupos e elas viralizaram”, diz ele, que mora no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, interior paulista. “Na época, os padres pediam para eu não mandar, mas hoje muitos reclamam por não receber o mini sermão.” A atividade começa pela manhã. O padre envia um áudio de, no máximo, 1 minuto, para um grupo de 250 pessoas. Dali, a mensagem é encaminhada para outras comunidades virtuais. Em sua página no Facebook, “Padre Joãozinho, SCJ”, é possível ouvir algumas dessas mensagens.

+ Confira as últimas notícias 

Tarô e mapa astral

Além de consultas presenciais, o tarólogo e astrólogo paulistano Flávio Versannio, de 39 anos, também passou a começou a atender pelo aplicativo. “Muitas pessoas buscam essa alternativa para poupar tempo, sem ter de se preocupar com locomoção”, comenta. Em sua página no Facebook, “Flávio Versannio Astrólogo e Tarólogo”, ele divulga o número do celular. No começo, tirava fotos da disposição das cartas e dos mapas astrais e mandava mensagens gravadas aos clientes. Hoje, atende por vídeo enviado pelo WhatsApp. A consulta virtual custa cerca de 170 reais para leitura de tarô, e 230 reais pelo mapa astral.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s