Os anjos da guarda das crianças necessitadas de São Paulo
Conheça paulistanos que se dedicam a menores carentes, vítimas de maus-tratos ou com problemas de saúde
Neste domingo (12), muitos pais pretendem proporcionar um Dia das Crianças divertido aos filhos, seja pensando no presente ideal, seja bolando atividades bacanas. Outros adultos também estão fazendo esforço parecido, porém por garotos e garotas desconhecidos, que demandam cuidados especiais. São eles verdadeiros anjos da guarda, como uma segunda família, que dedicam não só este fim de semana mas toda uma vida a ajudar e proteger menores que se encontram em situação de risco ou enfrentam problemas de saúde. Por meio do trabalho em ONGs e instituições sem fins lucrativos, batalham para levar amor, carinho e atenção aos necessitados.
Os projetos e motivações de cada um são variados. A jornalista Renata Costa, por exemplo, perdeu a filha recém nascida por causa de um problema cardíaco exatamente no Dia das Crianças, em 2011. Fundou, então, uma ONG que oferece festanças em datas comemorativas na ala infantil de hospitais públicos. “Entendo a dificuldade que essas famílias estão passando”, diz.
+ Veja fotos da infância de famosos como William Bonner e Caio Castro
O lar transitório Casa Bakhita, na Zona Leste, é especializado em cuidar de bebês abandonados pelos pais, às vezes ainda na maternidade, ou retirados deles por problemas com drogas ou extrema pobreza. “Fazemos a diferença na vida deles com amor”, afirma a irmã Judith Lupo, presidente da ONG Nossa Senhora do Bom Parto. A entidade cuida do espaço junto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que possui uma rede de 2 500 vagas para acolher crianças e adolescentes em situação de risco na cidade. Mas nem sempre o governo dá conta de suprir todas as necessidades dessa turma. Na ONG Sonhar Acordado, voluntários põem a mão na massa para realizar sonhos ou promover passeios culturais para crianças carentes.
Nas matérias abaixo, confira esses e outros projetos de pessoas que beneficiam tantos jovens paulistanos:
+ Laramara atende crianças com deficiência visual
+ ONG alegra jovens internados em hospitais públicos
+ Escola gratuita para autistas funciona na Zona Norte
+ Jovens voluntários promovem eventos culturais para crianças
+ Crianças com múltiplas deficiências têm apoio de entidade
+ Psicólogas dão tratamento gratuito para vítimas de violência
+ Casa Bakhita cuida de bebês que foram retirados dos pais pela Justiça
+ Creche da periferia dá aulas de meditação e merenda vegetariana