Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Preço médio dos aluguéis em SP desacelera em julho, afirmam empresas

Alta acumulada na média de valor dos contratos foi a menor desde maio de 2022

Por Luana Machado
10 ago 2023, 06h00 • Atualizado em 10 ago 2023, 09h20
preço-alugueis-sp
Vista aérea de Pinheiros (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O preço médio do aluguel na cidade de São Paulo está desacelerando, segundo as empresas Quinto Andar e Imóvel Web, que, juntas, realizaram uma pesquisa sobre o assunto. O estudo mostra que a alta acumulada nos últimos 12 meses foi de 11,62%, a menor desde maio de 2022.

    Em julho, o valor médio dos aluguéis chegou a 58,61 reais por m² (um aumento de 0,42% em relação a junho). “Tivemos 24 meses de aumento consecutivo em São Paulo e o que vemos agora é uma desacelaração na relação mês a mês”, afirma Thiago Reis, gerente de dados da QuintoAndar.

    O levantamento combina preços de anúncios e contratos fechados em ambas as plataformas — que se uniram para realizar a pesquisa, anteriormente feita apenas pelo QuintoAndar.

    Na capital, os bairros do Alto da Lapa, Parque Novo Mundo, Lapa, Vila Madalena, Bom Retiro, Perdizes, Água Fria, Pinheiros, Santo Amaro e Jardim América lideram a lista dos mais valorizados, com o m² mais caro dos últimos 12 meses.

    Em contrapartida, Jardim Europa e o Centro tiveram as maiores quedas, com desvalorizações de 2,9% e 1,7%, respectivamente, no mesmo período de tempo. Ao todo, 26 dos 105 bairros monitorados sofreram reduções.

    Continua após a publicidade

    Além da média de preços na cidade, o estudo apresenta a variação de valores por dormitórios. Uma das tendências observadas foi a acomodação dos valores de apartamentos de um dormitório, que tiveram um boom no período pós-pandemia, em 2022.

    + O boom dos microapartamentos mostra nova tendência de morar do paulistano

    “No ano passado, houve uma procura grande por apartamentos pequenos pela volta do trabalho presencial, o que causou uma alta nos preços”, comenta Reis. “Agora, vemos a queda de popularidade nesse modelo de imóvel.”

    Continua após a publicidade

    Em julho, o aluguel médio de imóveis com um dormitório variou entre 1 555 e 1 690 reais. Com dois dormitórios, o preço mensal girou em torno de 2 000 a 2 190 reais. Com três, ficou entre 2 600 reais e 2 840 reais.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês