Continua após publicidade

Polícia prende quadrilha que fraudava bilhete único em São Paulo

Criminosos causaram prejuízo de 600 000 reais à SPTrans

Por Sérgio Quintella
Atualizado em 27 dez 2016, 16h24 - Publicado em 2 ago 2016, 20h44

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam nesta terça (2) seis pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que fraudava a recarga do bilhete único em São Paulo.

+ Prefeitura estuda liberar Bilhete Único para pagar Uber

O crime ocorria da seguinte forma: o passageiro se dirigia a um dos três postos ilegais, montados em dois bares de Itaquera (Zona Leste) e um salão de cabeleireiro em Pirituba (Zona Norte), e os bandidos usavam um software que creditava os valores nos cartões; os montantes, no entanto, não entravam no sistema de recarga da prefeitura.

“Eles instalaram esses equipamentos em locais próximos ao metrô devido ao grande movimento. A quadrilha lucrava 3 000 reais por dia”, diz o delegado Cesar Saad, responsável pelas operações. Em dois meses de atuação, o bando deixou de repassar 600 000 reais aos cofres públicos. Dois notebooks apreendidos serão enviados para a perícia. 

Um dos detidos é um homem conhecido como Nelson, apontado como chefe da organização. O próximo passo das investigações é saber como o programa de recarga foi parar nas mãos de criminosos. Outros locais suspeitos deverão ser objeto de blitze policiais nos próximos dias. “Não descartamos a participação de pessoas que trabalham dentro da secretaria”, afirma Saad. 

Continua após a publicidade

Desde a última segunda (1), a comercialização de viagens nos sistemas semanal e diário do bilhete único só é permitida por meio de cartões cadastrados previamente (com identificação). A medida tem como objetivo coibir fraudes, como o “golpe da janelinha”, quando o passageiro paga menos pela passagem de ônibus e devolve o cartão para o criminoso, que fica esperando do lado de fora do veículo. 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba VEJA e VEJA SP impressas pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Para curtir o melhor de São Paulo!

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site, edições e acervos digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)