Continua após publicidade

Choque e manifestantes entram em confronto em frente a Câmara

Tumulto começou quando vereadores discutiram o adiamento da votação do Plano Diretor, que define estratégias para crescimento da cidade nos próximos anos; sem-teto pressionam parlamentares para inclusão de projeto que favorece moradias populares

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 14h32 - Publicado em 29 abr 2014, 19h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Manifestantes de movimentos de defesa de moradia que estavam na frente da Câmara Municipal de São Paulo pressionando vereadores pela aprovação do Plano Diretor Estratégico entraram em confronto com a Polícia Militar no começo da noite desta terça-feira (29). O Viaduto Jacareí foi interditado e a polícia usa bombas de gás lacrimogêneo para tentar dispersar cerca de 3 000 pessoas que acompanhavam a sessão por um telão.

    + As principais novidades propostas pelo Plano Diretor

    A votação estava suspensa quando a confusão começou do lado de fora. Os vereadores discutiam se a sessão deveria ser adiada para outro dia para que alguns ajustes no texto fossem feitos. Ao saberem dessa possibilidade, os manifestantes, que querem que o texto seja aprovado o quanto antes, com a manutenção de tópicos que favorecem a criação de moradias populares, se revoltaram.

    + Plano Diretor está pronto para ser votado na Câmara Municipal

    Continua após a publicidade

    De acordo com o presidente da casa, o vereador José Américo, um capitão da polícia levou uma pedrada na cabeça e está no ambulatório da Câmara. O grupo colocou fogo em pneus e foi cercado pela Tropa de Choque, que lançou bombas de gás para contê-los.

    Segundo pessoas que estão dentro do prédio, gás e fumaça entraram pelas janelas quebradas.

    Plano Diretor

    Continua após a publicidade

    Entre as novidades incluídas na proposta – que ainda devem sofrer mudanças até a versão final enviada ao prefeito – estão o limite da altura dos prédios no interior dos bairros, a volta da zona rural no extremo sul da cidade e a criação de um corredor cultural que ligará o centro à Avenida Paulista.

    O Plano Diretor está em discussão na Câmara desde o segundo semestre do ano passado. Durante esse período, foram realizadas diversas audiências públicas em velocidade recorde. Uma liminar suspendeu essas reuniões com a justificativa de que elas dificultavam que população entendesse o desenvolvimento das emendas.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.