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Paulistanos confessam suas 10 maiores insatisfações em relação a São Paulo

Segundo pesquisa do IBOPE, os moradores de São Paulo gostariam que houvesse melhorias em diversas áreas

Por Bruna Gomes
Atualizado em 5 dez 2016, 18h59 - Publicado em 21 jan 2010, 13h43
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  • A média de satisfação quanto à saúde, educação, transporte, habitação e outros pontos relacionados à capital está baixa. A honestidade dos governantes é o que mais desagrada a população, com média de 2,3 de satisfação.

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    Os números fazem parte de uma pesquisa para mensurar a percepção dos paulistanos e focar as ações públicas e privadas, feita pelo IBOPE a pedido da ONG Movimento Nossa São Paulo. Os dados formam os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem).

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    As avaliações foram de 1 a 10, sendo que o 1 significa totalmente insatisfeito e o 10 totalmente satisfeito. Os piores índices relacionados à qualidade de vida não passaram de 3,5.

    Confira as médias abaixo:

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    – Honestidade dos governantes – 2,3

    – Punição à corrupção – 2,6

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    – Transparência dos gastos e investimentos públicos – 2,7

    – Acompanhamento das ações dos políticos eleitos – 2,8

    – Participação popular em conselhos das subprefeituras – 3,3

    – Forma de participação na escolha dos subprefeitos – 3,4

    – Segurança no trânsito – 3,4

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    – Respeito ao pedestre – 3,5

    – Distribuição de renda – 3,5

    – Oportunidades de trabalho para a terceira idade – 3,5

    Cultura, lazer e modo de vida

    Os índices relacionados à parte cultural e de relacionamento do paulistano com atividades de lazer receberam notas abaixo da média 5,5. A frequência com que as pessoas leem jornais, livros e revistas, por exemplo, recebeu 5,2. Assuntos como viagens e idas ao cinema receberam índices ainda menores; 4,1 e 3,8 respectivamente.

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    As avaliações dos assuntos estritamente culturais também refletem insatisfação. Preços das entradas de teatros, shows e cinemas receberam média 3,8 enquanto a proximidade de teatros teve 3,9.

    Veja os itens avaliados:

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    – Frequência com que visita museus e exposições – 3,6

    – Frequência com que vai ao cinema – 3,8

    – Preços das entradas de teatros, shows e cinemas – 3,8

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    – Proximidade de teatros – 3,9

    – Frequência com que viaja – 4,1

    – Frequência com que vai a clubes ou espaços de lazer e recreação – 4,2

    – Proximidade de centros culturais – 4,3

    – Frequência com que faz atividades físicas – 4,4

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    – Frequência com que participa de atividades culturais – 4,4

    – Proximidade de bibliotecas públicas – 4,4

    – Frequência com que tem contato com a natureza – 4,7

    – Manifestações artístico-culturais nas escolas – 5,0

    – Tempo disponível que possui para o lazer – 5,1

    – Frequência com que sai com amigos – 5,2

    – Frequência com que lê jornais, livros e revistas – 5,2

    – Frequência com que visita familiares – 5,7

     Internet

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    Cinco fatores foram avaliados quanto ao acesso à internet. A média geral 6,0 foi considerada positiva. O piores itens avaliados foram a disponibilidade de agendamento de consultas médicas pela internet com 5,4 e a satisfação com políticas públicas e gratuitas para o acesso com 5,2.

    Abaixo os valores em separado:

    – Acesso ao uso da internet – 6,8

    – Quantidade de serviços públicos e privados que podem ser agendados pela internet – 6,2

    – Proximidade de telecentros, infocentros e lan houses – 6,2

    – Disponibilidade de agendamento de consultas médicas pela internet – 5,4

    – Políticas públicas e gratuitas para o acesso à internet – 5,2

    Viveria em outra cidade?

    A maioria das 1 512 pessoas entrevistadas respondeu SIM a essa pergunta, caso tivessem a oportunidade. A porcentagem subiu de 46% em novembro de 2008 para 57% em dezembro de 2009. O número mostra o quanto a infra-estrutura de São Paulo deixou de atender às necessidades da população. A intenção da pesquisa encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo é direcionar as ações para que ela visem o bem-estar dos paulistanos.

    Fonte dos dados citados: IBOPE Inteligência

     

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