Continua após publicidade

Museus diversificam atividades para atrair público extra

Mostras de cinema, cursos e encontros com curadores fazem o leque de atividades oferecidas aumentar

Por Fernanda Nascimento
Atualizado em 27 dez 2016, 20h47 - Publicado em 12 mar 2010, 16h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muitas das pessoas que visitam o Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, não querem apenas admirar as obras do artista plástico lituano. No antigo ateliê do pintor é ministrada a oficina de xilogravura e gravura em metal. Munidos de pedaços de madeira, tintas e uma série de instrumentos — entre eles a prensa usada pelo próprio Segall (1891-1957) —, os alunos aprendem as técnicas e a história dos métodos. “Nossas turmas estão sempre cheias”, conta o professor Paulo Penna. Alguns museus investem em outras atividades para atrair um público extra. É o caso do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Parque do Ibirapuera, que todos os anos promove o Núcleo Contemporâneo. Por uma anuidade de 714 reais, um grupo de sócios participa de visitas monitoradas a coleções e encontros com curadores para aprofundar o conhecimento em arte. Há fila de espera para os 185 lugares.

    Publicidade

    Desde o ano passado, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), no Jardim Europa, exibe, todos os sábados, títulos do circuito alternativo, documentários e filmes sobre arte em sua sala de cinema. O fim de semana segue agitado com os recitais de piano aos domingos. No Masp, na Avenida Paulista, há o projeto Letras em Cena, com leituras dramáticas, às 19h30 de segunda-feira, além de shows às terças, às 12h30. Mas é claro que, entre uma atração e outra, sempre vale a pena dar uma olhadinha no acervo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.