Reaberto em julho, museu resgata a memória do bairro do Bixiga

O acervo conta com cartas de brasileiros que lutaram na Itália durante a II Guerra Mundial e objetos pessoais de Adoniran Barbosa

Criado em 1981, o Museu Memória do Bixiga é fruto de uma iniciativa do produtor cultural Armando Puglisi, que pretendia montar um acervo para contar o cotidiano dos moradores do bairro da região central. A princípio, Puglisi manteve os artigos expostos em sua casa, na Rua dos Ingleses. Mas, ao ver a coleção aumentar, decidiu, em 1987, converter um imóvel abandonado na mesma via em sede do museu. Utilizado de forma irregular por vários anos, o local só teve sua situação legalizada em 2006. Com a morte de Puglisi, em 1994, o espaço foi recebendo cada vez menos atenção e acabou fechando as portas em 2002. Recentemente, moradores do bairro começaram uma luta para reabrir o museu, o que ocorreu por fim em 29 de julho último. No curioso acervo da instituição há cartas de brasileiros que lutaram na Itália durante a II Guerra Mundial, artefatos da Revolução Constitucionalista de 1932 e objetos pessoais do compositor Adoniran Barbosa. A entrada é gratuita.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s