Morre aos 84 anos o escritor e psicanalista Luiz Alfredo Garcia-Roza

Autor de romances policiais marcou a literatura brasileira com a criação do personagem detetive Espinosa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 18h25 - Publicado em 16 abr 2020, 12h21
 (Bel Pedrosa/Divulgação)
Continua após publicidade

O escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza morreu nesta quinta-feira (16) aos 84 anos de idade. Criador do detetive Espinosa, ele é autor de mais de uma dezena de romances policiais e era considerado um dos mestres do gênero no Brasil. A cerimônia de sepultamento será restrita à família.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90.

A informação foi publicada por sua esposa, a escritora Livia Garcia-Roza, em uma rede social. Luiz estava internado há um ano no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por conta de uma doença neurológica. Além da esposa, ele deixa três filhos.

Conhecido e consagrado por escrever livros policiais, Garcia-Roza tinha como fio condutor de suas histórias seu principal personagem, o Espinosa, um detetive culto e metódico. Entre seus principais livros estão O Silêncio da Chuva (1996), Céu de Origamis (2009) e o último, A Última Janela (2019). As obras foram publicadas no Brasil pela editora Companhia das Letras.

Nascido em 1936 no Rio de Janeiro, Garcia-Roza começou tarde na literatura. Formou-se em filosofia e psicologia e atuou como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assinou oito livros sobre psicanálise e filosofia.

A estreia na ficção ocorreu 1996, já aos 60 anos. O autor abandonou a vida acadêmica para se consagrar como mestre de narrativas policiais. Com o primeiro livro, O Silêncio da Chuva, ganhou os prêmios Nestlé de Literatura e o prestigiado prêmio Jabuti. A obra deve ganhar versão cinematográfica em breve, com Lázaro Ramos no papel de Espinosa.

Continua após a publicidade

Entre 1996 e 2014, ele escreveu 11 romances, todos com o selo da Cia. das Letras.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.