Continua após publicidade

Morador vive 22 anos a mais em Pinheiros do que em Cidade Tiradentes

Dado é da pesquisa Mapa da Desigualdade 2021, realizado anualmente pela Rede Nossa São Paulo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h21 - Publicado em 21 out 2021, 18h49

Um morador do Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, vive cerca de 22 anos a mais do que um morador da Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste de São Paulo. Esses são dados revelados pelo Mapa da Desigualdade 2021, estudo divulgado nesta quinta-feira (21) pela Rede Nossa São Paulo.

Em Pinheiros, a média de vida é de 80,9 anos. Já em Cidade Tiradentes, o número cai para 58,3 anos. A média geral da cidade de São Paulo é de 68,2 anos. O cálculo não é o mesmo da pesquisa de expectativa de vida, que projeta o número de anos que a população de um local deve viver caso sejam mantidas as mesmas condições de nascimento. 

Para esse estudo, calcula-se a soma das idades ao morrer dividida pelo número total de mortes. Depois, a rede estabelece o “Desigualtômetro”, que mede a distância entre o melhor e o pior indicador. Segundo a pesquisa, a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento da pobreza e discrepância social na cidade. 

O Mapa da Desigualdade é desenvolvido pela Rede Nossa SP anualmente desde 2012. Ele compara dados públicos sobre os 96 distritos de São Paulo com objetivo de ampliar o acesso às informações e auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Em outras métricas, sobre educação, saúde, habitação e mobilidade, sete dos dez bairros que aparecem com os piores índices estão localizados na periferia da cidade: Iguatemi, Parelheiros, Jardim Ângela, Brasilândia, Marsilac, Perus e Lajeado. Os melhores índices ficam para bairros como Moema, República, Vila Mariana, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Pinheiros e Santo Amaro. 

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.