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Mercadão é mais uma concessão para iniciativa privada; confira lista de equipamentos públicos na mesma situação

Essas parcerias são a principal marca das administrações da cidade e do Estado

Por Pedro Carvalho
11 jun 2021, 06h00
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  • Na terça-feira (8), os mercados Municipal e Kinjo Yamato, ambos no Centro, passaram às mãos do setor privado. O Consórcio Novo Mercado Municipal pagou 112 milhões de reais para gerir os espaços por 25 anos, além de prometer investir 83 milhões em melhorias. O negócio aumenta a longa lista de equipamentos públicos tornados temporariamente privados pelas gestões tucanas da prefeitura e do governo nos últimos dois anos.

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    Mais que qualquer obra de concreto, essas parcerias são a principal marca dessas administrações. “Elas têm a finalidade de imprimir eficiência e qualidade típicas da iniciativa privada na prestação dos serviços”, diz o governo. Estão na mira aeroportos, cemitérios, o Autódromo de Interlagos… Ao lado, algumas estruturas concedidas às empresas — e as promessas para cada uma.

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    PACAEMBU

    Foto da fachada do Estádio do Pacaembu, tem letreiro grande do nome do local
    Estádio do Pacaembu (Heudes Regis/Divulgação)

    Empresa: Allegra Pacaembu

    Valor: 79 milhões de reais de outorga, mais investimentos de 300 milhões (e adicional de 32 milhões na outorga) nos próximos 35 anos

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    Duração: 35 anos

    Promessas: a empresa afirma que vai manter os serviços gratuitos à população, além de transformar o Tobogã em um prédio de cinco andares com cafés, restaurantes, escritórios e uma praça

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    IBIRAPUERA E MAIS CINCO PARQUES

    Vista Aérea do Parque Ibirapuera
    Parque Ibirapuera (Leo Martins/Veja SP)

    Empresa: Urbia

    Valor: 70,5 milhões de reais de outorga, mais investimentos de 105 milhões nos próximos três anos

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    Duração: 35 anos

    Promessas: mais restaurantes, segurança e iniciativas ambientais

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    COMPLEXO DO ANHEMBI

    Foto da pista do Sambódromo do Anhembi. Arquibancadas e grandes lustres na foto
    Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, o Sambódromo do Anhembi (Madalena Leles/Divulgação)

    Empresa: GL Eventos

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    Valor: 53,7 milhões de reais de outorga, mais investimentos de 630 milhões em 30 anos

    Duração: 30 anos

    Promessas: modernização e revitalização do complexo. A prefeitura poderá usar o Sambódromo por 75 dias no ano para fazer o Carnaval e outros eventos

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    VALE DO ANHANGABAÚ

    Foto aérea do Vale do Anhangabaú. Prédios no entorno
    Obras no Vale do Anhangabaú (Leo Martins/Veja SP)

    Empresa: Consórcio Viva o Vale

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    Valor: 6,5 milhões de reais por ano

    Duração: 10 anos

    Promessas: a empresa vai explorar comercialmente o vale, recém-reformado (por valor que já passa de 105 milhões) e ainda sem data para a reabertura ao público

    LINHAS 7 E 8 DA CPTM

    Trem da Alston rodando na linha 12 da CPTM. Foto de baixo pega primeiro vagão do trem
    Trem da Alston rodando na linha 12 da CPTM (Fernando Cavalcanti/Veja SP)

    Empresa: ViaMobilidade

    Valor: 980 milhões de reais, mais investimentos de 3,2 bilhões (incluindo compra de novos trens)

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    Duração: 30 anos

    Promessas: feita em abril, foi a primeira concessão da CPTM. A CCR, que liderou o consórcio vencedor, já opera as linhas 4-Amarela e 5-Lilás e vai administrar o monotrilho da linha 17-Ouro. Precisará cumprir

    MERCADO DE SANTO AMARO

    Foto do estacionamento do Mercado de Santo Amaro. Está escrito
    Mercado de Santo Amaro (Google Maps/Reprodução)

    Empresa: Consórcio Fênix

    Valor: 80 milhões de reais em outorga e investimentos

    Duração: 25 anos

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    Promessas: primeira concessão da então gestão Bruno Covas a sair do papel, em agosto de 2019, o mercado tinha a promessa de uma reforma ampla — o local havia sofrido um incêndio em 2017. As obras só começaram em agosto passado, um ano após a concessão

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    CAMINHOS DO MAR

    Foto mostra montanhas e estrada nelas
    Caminhos do Mar (Instagram/Reprodução)

    Empresa: Parquetur

    Valor: 4 milhões de reais de outorga, mais 11 milhões em investimentos (dos quais 5,5 milhões nos próximos três anos)

    Duração: 30 anos

    Promessas: estimular o ecoturismo, fazer manutenção nas áreas de uso público e restaurar os monumentos históricos do núcleo localizado no Parque Serra do Mar

    TERMINAIS DE ÔNIBUS

    Foto mostra terminal de ônibus do Ana Rosa. Tem pessoas esperando ônibus
    Terminais de ônibus (Google Maps/Reprodução)

    Empresa: Unitah Empreendimentos e Participações

    Valor: 11 milhões de reais de outorga

    Duração: 30 anos

    Promessas: modernizar os serviços dos terminais Ana Rosa, Armênia, Santana, Parada Inglesa, Artur Alvim, Patriarca/Norte, Vila Matilde/Norte, Penha/Norte, Carrão/Norte, Carrão/ Sul, Tatuapé/Norte, Tatuapé/Sul e Brás

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    Publicado em VEJA São Paulo de 16 de junho de 2021, edição nº 2742

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