Continua após publicidade

Luiz Tatit defende que a MPB não acabou

Novo disco do músico, chamado ‘Sem Destino’, reúne doze canções inéditas

Por Pedro Ivo Dubra
Atualizado em 5 dez 2016, 18h49 - Publicado em 30 abr 2010, 21h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volta e meia pipoca uma discussão no meio musical, animada nos últimos anos sobretudo por declarações de Chico Buarque e do crítico José Ramos Tinhorão: teria o formato da canção popular se esgotado diante de novas formas, entre elas o rap e a eletrônica? O cantor, compositor, violonista e professor universitário paulistano Luiz Tatit é dos que não compram a tese. “A canção nasce da fala e, por isso, sempre existirá”, diz Tatit, um dos criadores do Rumo, grupo da vanguarda paulistana surgido em meados da década de 70.

    Publicidade

    Em seu quinto e novo disco, ‘Sem Destino’, ele chega a tratar do assunto na segunda faixa. Duas personagens protagonizam ‘Quando a Canção Acabar’: Jacimara, que não está nem aí para esse papo de fim e vive o presente como a cigarra da fábula, e Jaqueline, preocupada em estocar canções para um longo inverno, tal e qual a formiga. Além dessa, há doze músicas inéditas, todas suas e com parceiros como Marcelo Jeneci e o filho Jonas. No fim da vida, Itamar Assumpção (1949-2003) ditou por telefone a enxuta letra de ‘Quem Sabe’. Na contramão, Luiz Tatit forneceu palavras à melodia para piano ‘Relembrando Nazareth’, de Capiba (1904-1997) — o cantor Gonzaga Leal intermediou negociação dos direitos com a família do compositor pernambucano. Sobem ao palco do Teatro Sesc Pompeia Jonas Tatit (violão), Fabio Tagliaferri (viola), Sérgio Reze (bateria) e Serginho Carvalho (baixo), além de Juçara Marçal e Marina Pittier (vocais). Participação especialíssima da cantora Ná Ozzetti.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.