Continua após publicidade

Liminar que proibia atos religiosos é suspensa pelo TJSP

Missas e cultos tinham sido proibidos para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia do Covid-19

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 mar 2020, 13h16

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) suspendeu a liminar que determinava a proibição de cultos religiosos para conter os avanços de propagação do coronavírus. A decisão foi realizada nesta terça-feira (24) pelo presidente do tribunal, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Até esta data, cultos e missas coletivas estavam proibidos no estado. Quem descumprisse a liminar, poderia ter o local interditado ou até receber uma multa.

Para Franco, a decisão poderia adentrar em questões de competência do Poder Executivo e interferir nas estratégias ao combate à pandemia. Destacou que apesar do município e do estado de São Paulo estarem tomando decisões para conter o avanço do coronavírus, decisões isoladas, como esta da proibição de cultos religiosos, podem resultar em desorganização administrativa.

“Neste momento de enfrentamento de crise sanitária mundial, considerando todos os esforços que envidados hora a hora pelo estado e pelo município, decisões isoladas têm o potencial de promover a desorganização administrativa, obstaculizando a evolução e o pronto combate à pandemia”, explica Franco.

Continua após a publicidade

Segundo o magistrado, as medidas de enfrentamento ao vírus “são fruto de atos administrativos complexos, emanados de órgãos da administração organizados em um todo sistêmico”.

“Aos líderes religiosos, no desempenho da função acolhedora, pacificadora e de propalada preocupação com seus fiéis, cabe mostrar como desempenham esse papel em momento de grave crise sanitária”, complementa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.