Lenda do boxe, Éder Jofre morre aos 86 anos
Multicampeão integrava Hall da Fama do Boxe desde 1992 e foi o maior peso galo do país
Uma das maiores lendas do boxe do Brasil, Éder Jofre morreu neste domingo (2) em Embu das Artes, na Grande São Paulo, aos 86 anos de idade. A morte foi confirmada pela filha dele, Andre Jofre. Ele morreu às 2h20 deste domingo.
- Mesária se recusa a cumprimentar Haddad em seção eleitoral
- Rodrigo Garcia (PSDB) é o primeiro candidato a governador a votar
O ex-pugilista começou a despontar em São Paulo, em 1953, quando venceu a Forja dos Campeões. Mais tarde, em 1958, foi campeão brasileiro dos galos (até 54 quilos), sul-americano dos galos (1960), e, no mesmo ano, conquistou o seu principal mundial na categoria, pela AMB (Associação Mundial de Boxe). Dois anos depois unificou o título dos galos, e, em 1973, conquistou mais um título mundia em outra categoria, pelos penas (até 57 quilos), pela CMB (Conselho Mundial de Boxe).
Devido a sua importância para o boxe, desde 1992 ele integrava o Hall da Fama do Boxe, e foi eleito o nono melhor pugilista de todos os tempos.
Ele era uma das vítimas de demência pugilística, como é chamada a Encefalopatia Traumática Crônica, doença que também afeta jogadores de futebol americano.
O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes (SP), em decorrência de pneumonia. pic.twitter.com/tNcr61Zjdo
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 2, 2022
Tricolor fanático, Éder Jofre recebeu homenagem de seu time do coração, o São Paulo Futebol Clube, local onde aprendeu os primeiros golpes com o próprio pai, Kid Jofre, também ex-pugilista.