Continua após publicidade

Justiça manda retomar cirurgias de prótese mamária para pessoas trans

Ato administrativo de 2020 paralisou oferta do serviço em hospitais estaduais

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 fev 2024, 21h47 - Publicado em 6 fev 2024, 19h59
bandeira-orgulho-trans
Bandeira do Orgulho Transgênero  (Agência Brasil/Creative Commons)
Continua após publicidade

A Justiça de São Paulo determinou nesta segunda-feira (5) o retorno imediato da realização de cirurgias de prótese mamária de silicone em pessoas transexuais e travestis nos hospitais estaduais. A oferta do serviço público foi paralisada em 2020, por conta da pandemia de covid-19. 

Na época, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo alegou a priorização do atendimento de pessoas com a doença. Porém, três anos após a pandemia, o acesso às cirurgias não foi restabelecido. 

A decisão do juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3º Vara de Fazenda Pública (TJ-SP), acata uma ação popular apresentada por Carolina Iara, membro da Bancada Feminista do PSOL na Alesp

Na decisão, o magistrado cita a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre o SUS e também garante o direito à saúde das pessoas transexuais e travestis .“Posto isso, analisando detidamente o caso dos autos, observa-se que a paralisação das cirurgias de prótese mamária de silicone pelo SUS desde o ano de 2020, mesmo após a melhora dos efeitos da pandemia, viola o direito à saúde das pessoas transexuais e travestis, pois impede o acesso a um procedimento essencial para a sua saúde física e mental, é dizer, para a promoção da dignidade da pessoa humana”, escreveu o juiz. 

Continua após a publicidade

Com isso, ficou determinada a imediata suspensão do ato administrativo que paralisou o serviço e retomada das cirurgias e avaliações médicas.

A decisão ainda cabe recurso. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o governo ainda não foi intimado da liminar, mas que “estuda medidas para retomar a realização de cirurgias de próteses mamárias de silicone em pessoas transexuais e travestis em suas unidades de saúde”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.