Continua após publicidade

Justiça obriga pais a vacinarem filho de 3 anos em Paulínia

Progenitores alegaram "questões filosóficas". Conselho Tutelar deve intervir caso a situação não seja regularizada em 30 dias

Por Redação VEJA São Paulo
8 ago 2019, 12h50

Uma decisão da Câmara Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo publicada no último mês de julho, após ação do Ministério Público de São Paulo, obriga um casal de Paulínia, no interior do estado, a vacinar seu filho de 3 anos. O caso corre em segredo de justiça. 

A dupla, que decidiu não ministrar vacinas na criança por serem “adeptos de ‘filosofia vegana’ e contrários a qualquer intervenção do gênero (tida por ‘invasiva’)”, foi denunciado pelo Conselho Tutelar de Paulínia ao MP.

Após reunião frustrada com a família, que insistiu numa abordagem de “intervenções mínimas” em relação à saúde do rapaz, o MP levou o caso à Justiça. Ao processo, o órgão anexou o parecer do pediatra que faz o acompanhamento médico da criança, no qual o médico reitera a importância da vacinação.

Em primeira instância, o Juiz decidiu favoravelmente aos pais, que afirmaram entender que as vacinas têm efeitos colaterais e enfraquecem o sistema imunológico. O MP recorreu e conseguiu reverter a decisão. Agora, os pais têm 30 dias para regularizar a vacinação. Caso isso não ocorra, o Conselho Tutelar deverá realizar busca e apreensão da criança a fim de regularizar as vacinas.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.