Júri absolve policiais acusados de matar homens com ao menos 30 tiros
Caso ocorreu na Zona Sul em junho do ano passado; vídeo de testemunha mostrou PMs atirando diversas vezes contra os suspeitos
O Tribunal do Júri absolveu, na última segunda-feira (1º), dois policiais militares acusados de matar dois homens suspeitos de roubo que estavam dentro de um carro parado, em junho de 2021, em Santo Amaro, na Zona Sul da capital. O sargento André Chaves da Silva e o soldado Danilton Silveira da Silva estavam presos preventivamente, mas, com a absolvição, eles foram soltos.
+ “Estou completamente sem chão”, diz Abilio Diniz sobre morte do filho
Os dois foram acusados pelo Ministério Público de terem cometido duplo homicídio qualificado por motivo torpe e com uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, Felipe Barbosa da Silva, de 23 anos, e Vinícius Procópio, de 19 anos, e, segundo a denúncia, os policiais dispararam ao menos 30 vezes contra eles.
Na época, um vídeo gravado por uma testemunha circulou nas redes sociais e mostrou os dois PMs atirando diversas vezes contra os jovens, que não estavam reagindo.
Continua após a publicidadeAção da PM de São Paulo na região de Santo Amaro, zona sul. pic.twitter.com/QtbzDmYjqB
— Paulo Eduardo Dias (@padudias) June 13, 2021
Os agentes afirmaram que agiram em legítima defesa, pois Felipe e Vinícius teriam roubado pertences de pessoas que estavam em um carro e, depois, teriam fugido em outro veículo até que bateram o carro em um poste. Os policiais alegaram que perseguiram os suspeitos, e quando se aproximaram, os homens teriam atirado, e por isso eles revidaram com as dezenas de disparos. Nenhum dos policiais foi atingido por nenhuma bala.