Jorge Kalil é recebido por funcionários do Instituto Butantan
Ele foi exonerado do cargo de diretor do instituto nesta terça-feira (21) após auditoria apontar irregularidades em sua gestão e estava de férias em Paris
O médico Jorge Kalil foi recebido por funcionários do Instituto Butantan em manifestação a favor de sua permanência a frente do órgão ao desembarcar em São Paulo na manhã desta quarta-feira (22). Ele foi exonerado do cargo de diretor do instituto nesta terça-feira (21) após auditoria apontar irregularidades em sua gestão. Ele estava de férias em Paris e planejava retornar ao país somente após o Carnaval, mas adiantou o fim da viagem.
De acordo com a rádio CBN, que acompanhou a chegada de Kalil, por volta de vinte funcionários do instituto levaram cartazes em apoio a Kalil onde lia-se “Butantan é lugar de ciência, não de política”, entre outros dizeres. “Há três anos eu e o doutor Uip nos toleramos e realmente seja o momento de me afastar. Nós temos visões muito diferentes sobre ciência, tecnologia e as instituições públicas. Nós tínhamos resposta para tudo levantado pela consultoria, agora, para me tirar do cargo não é preciso levantar falsas surpresas, é só pedir que eu saia”, disse Kalil sobre sua relação com o secretário estadual de saúde David Uip, que pediu sua exoneração ao governador Geraldo Alckmin, em entrevista à rádio CBN.
Uip disse que convidou Kalil para permanecer no instutito, porém, apenas como cientista a frente do desenvolvimento de vacinas. O médico ainda não respondeu se vai aceitar a proposta.